Produtores abraçam as causas defendidas pela associação e se comprometem a participar das mobilizações previstas para os próximos dias.

22/08/2008

Diretores da Associtrus se reuniram na última quarta-feira (20) com produtores de Pirassununga para expor as posições da Associtrus quanto aos últimos acontecimentos do setor e propor ações diretas em protesto à atual situação dos citricultores e trabalhadores rurais, afetados pela paralisação da colheita pelas indústrias, numa ação coordenada, batizada de  “operação tartaruga".

O vice-presidente da Associtrus, Douglas Kowarick, fez uma retrospectiva das ações da associação desde sua reabertura, em 2003 até os dias atuais. A luta pela abertura de processos no Cade contra a cartelização do setor industrial, desde 1994; reuniões com deputados, senadores, governadores, representantes do Cade, da SDE e do Ministério Público; denúncias que motivaram a Operação Fanta, em janeiro de 2006; negociações para criação do Consecitrus; as várias ações jurídicas impetradas pela Associtrus; e as diversas medidas políticas (reorganização da Amcisp, retirada da emenda do deputado Nelson Marquezeli que reintroduziria o TAC em casos de cartel, criação da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura) foram relembradas. 

Organizada pelos conselheiros de Pirassununga, Carlos Boteon, Oscar Muller e Marcos Rosolen, a reunião serviu para unir forças e ganhar o apoio dos produtores, cansados de serem reprimidos pelas indústrias. Os participantes se comprometeram a participar das mobilizações propostas pela associação nos próximos dias e a se unirem por uma remuneração mais justa.