Produtores de Pratânia conhecem trabalho da Associtrus

17/10/2008

Surpresos com as ações e a representatividade da associação, citricultores aderem à Associtrus.

  

Produtores de Pratânia puderam conhecer nesta quinta-feira (16/10) o trabalho e as ações desenvolvidas pela Associtrus em favor da classe produtiva citrícola. Surpresos com a representatividade da associação, eles decidiram se unir à Associtrus em busca de melhores condições de negociação da fruta e novas alternativas de comercialização. “A participação dos citricultores foi muito positiva, porque até então eles desconheciam a atuação da Associtrus. Preocupados com novas alternativas de comercialização, eles se interessaram pela proposta da Sucoop, principalmente por conta da falta de concorrência na região. A partir de agora, eles terão acesso aos serviços da Associtrus e às informações disponibilizadas por nós diariamente”, diz o presidente do Conselho da Associtrus, Renato Queiroz.

Atentos à palestra, os citricultores se informaram sobre as diversas ações movidas pela Associtrus contra a atuação do cartel das indústrias de suco; a situação do mercado nacional e internacional da laranja, visivelmente manipulado pelo setor industrial; as estratégias utilizadas pelas processadoras para pressionar a venda da fruta abaixo do custo de produção e o controle exercido por elas na colheita; entre outros temas. “Pra eles, todos os assuntos foram novidade, ou seja, a reunião serviu para abrir os olhos deles para questões que até então passavam despercebidas. Ficamos muito satisfeitos por poder informá-los e, a partir de agora, contar com o apoio daquela região”, observa Renato.     

A reunião contou com a presença do prefeito eleito de Pratânia, Marcos Roberto Fernandes Corrêa. “Ele também pôde conhecer a Associtrus e disse que irá se empenhar para ajudar os citricultores”, diz Renato.

Representatividade – Antônio José Sanches é o mais novo representante da Associtrus, em Pratânia. Ele assumiu a responsabilidade de divulgar o nome da associação, a importância do associativismo e organizar reuniões na região. “Temos ganhado apoio nas diversas regiões citrícolas e isto é muito bom. Agradecemos o empenho de todos que acreditam no trabalho da Associtrus. Estamos programando, para breve, uma reunião em Avaré”, finaliza Renato. Â