P1, P2 e P3

18/10/2008

As indústrias costumam classificar os citricultores de várias formas, Vips, P1, P2, P3, Desinformados, “Amigos”, Por Fora, Estratégicos e Bonzinhos.

 

É como somos classificados por aqueles que definem o quanto vão pagar e para quem a nossa safra vai!

 

Uma das indústrias começa nesta segunda feira a comprar a míseros R$8,50 e não têm choro, quer dizer se você estiver classificado, como P1 (preço baixo), Desinformado, Por Fora ou Bonzinho é este preço que vão te pagar, é pegar ou largar!

 

Para aqueles que forem classificados como P2 (preço médio) ou Estratégicos seu preço pode melhorar um pouquinho.

 

E para aqueles 200 “amigos” da indústria, que têm grande produção e são “disputados” até certo ponto, o preço melhora bem e é aí o porquê das indústrias pagarem tão pouco para a primeira classificação, afinal eles têm que fazer a média. Pouquíssimo para muitos melhor para poucos (200)!

 

Falando em classificação, a palavra VIP, que significa “Very Important Person”, (Pessoa muito Importante), na citricultura é termo trivial usado para qualquer uma das classificações acima.

 

Citricultores, o precinho de R$8,50 que as indústrias te oferecerão nesta segunda feira, além de ser uma afronta a nossa inteligência, é muito menos que o custo de produção.

 

Sabe-se, que as indústrias já venderam o suco e têm que cumprir seus contratos e a safra brasileira deste ano está quebrando em mais de 20% e a estimativa da Flórida tanto este ano como no ano que vêm é insuficiente para o consumo interno. E que a fruta que colhemos agora é a que faz o melhor suco não concentrado, que é o que as indústrias mais estão se dedicando e ganhando muito mais que no suco concentrado e congelado !

 

Valorize seu trabalho e não entregue de mão beijada sua tão custosa produção.

Não deixe te classificarem!

Você que os deve classificar! Algumas sugestões:

Decente, Justo, Confiável, Usurpador, Aproveitador, Sacanas, Mal intencionado, como classificá-los?

 

Renato Toledo de Queiroz

Presidente do Conselho

ASSOCITRUS