Ministério da Agricultura prepara LEC para os suínos

25/03/2009

Ministério da Agricultura prepara LEC para os suínos
25/mar/2009 às 07:40hs

fonte: Correio do Povo

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, sinalizou a lideranças da suinocultura gaúcha e paranaense, em reunião ontem em Brasília, que anunciará Linha Especial de Crédito (LEC) para o setor. O valor deverá ser aplicado para estocagem. Segundo o secretário de política agrícola do Mapa, Edilson Guimarães, a parte operacional da portaria está em elaboração. ”A medida atende em parte à demanda do setor, mas vamos esperar que saia”, avaliou o presidente da Abipecs, Pedro Camargo Neto. Segundo ele, Stephanes informou que falta apenas publicar o texto. Conforme o deputado Edson Brum, isso deve acontecer nos próximos dias e o limite deve ser de R$ 20 milhões por empresa ou cooperativa.

Durante o encontro, os dirigentes cobraram agilidade na abertura de novos mercados para a carne suína. Uma das estratégias expostas pelo setor ao ministro é de um mutirão para responder os questionários solicitados pela União Europeia para apressar a negociação, afirmou o deputado Luis Carlos Heinze. As informações devem ser entregues até agosto. Também foi reivindicado que outros estados, além de SC, exportem ao bloco. ”Se o RS é livre de aftosa e vende bovino à UE, porque não negociar suíno?”

Novas opções de mercado são apontadas por Camargo Neto como compensação ao baixo preço. Segundo ele, foi solicitada ao Mapa a realização de missão para UE ainda em 2009 e reavaliação de acordo com a África do Sul. As negociações com a China serão intensificadas em missão em 22 e 23 de abril.

O secretário da Agricultura, João Carlos Machado aproveitou a ocasião para entregar a Stephanes documento com pleitos dos produtores de milho e de trigo, que ficaram de ser analisados pelo Mapa. Machado ainda participou da reunião do Conseagri, onde Stephanes defendeu que as mudanças no código Florestal sejam feitas até dezembro e que haja uma votação ponto a ponto.

Â