Suco de laranja sobe com previsões de redução de safra na Flórida

21/07/2009

DIRETO DOS EUA

Bloomberg – O suco de laranja subiu no mercado futuro, extendendo o rally para uma alta de 10 meses, após especulações de que a safra de laranja da Flórida irá diminuir devido as sucessões de geadas e secas este ano. Agora, a temporada de tornados deve começar a atingir a região.

 

As temperaturas baixas em janeiro e fevereiro, seguidas por uma estiagem, causaram danos às árvores na Flórida, o segundo maior produtor de laranja do mundo, atrás apenas do Brasil, informou Rick Kress, presidente da Southern Gardens Citrus, em Clewiston, Flórida. As atividades de tempestades tropicais começam a aumentar no Oceano Atlântico em agosto, de acordo com o Serviço Nacional do Clima, dos EUA.

 

“A temporada de tornados está chegando”, informou James Cordier, fundador do OptionSellers.com em Tampa, Flórida. “Alguns investidores estão esperando que as projeções para a produtividade da próxima colheita estejam menores”, acrescentou Cordier.

 

O suco de laranja para setembro teve alta de 1,9 centavos de dólar, ou 1,9%, chegando a US$ 1,0365 centavos o Pound (0,4535 kg), no ICE Futures em Nova Iorque. O preço havia alcançado US$ 1,0485, o valor mais alto para o contrato mais ativo desde 8 de setembro.

 

Esta semana, o futuro saltou 11%. Nas duas últimas semanas, a commodity aumentou 23%.

 

A temporada de tornados acontece de 1 de junho a 30 de novembro. A safra da Flórida caiu para a maior baixa em 17 anos, na temporada de 2006 / 2007, após os tornados danificarem as lavouras nos anos anteriores.

 

A Flórida produziu 162,1 milhão de caixas na última temporada, informou o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no dia 10 de julho. A próxima colheita começa em outubro. Uma caixa pesa 90 pounds (41 quilos).

 

“Os indicadores mostram que este ano a produção não será tão grande”, informou Kress . “Dadas as condições de clima frio no início de 2009, seguido de estiagem no cinturão de citros até meados de maio, há evidências de danos nas lavouras”.

 

 

Tradução: Fernanda Bellei

Fonte: Bloomberg