Saúde - Cinco passos para melhorar a saúde de seu coração.

08/07/2006
Toda jornada tem seu primeiro passo...Quando nos alimentamos mal, estamos suscetíveis a diversas conseqüências, como baixa imunidade a doenças, ganho de peso excessivo e falta de energia no dia-a-dia. Felizmente, maus hábitos alimentares podem ser corrigidos. Caminhe em direção à saúde e ao bem-estar adotando uma dieta balanceada, que suprirá as necessidades de seu corpo e auxiliará na prevenção de doenças.

Qual o primeiro passo?

Simplesmente adicione suco de laranja ao seu cardápio diário. Tanto o suco pasteurizado quanto o espremido na hora aumentam sua energia, mantém sua saúde e reduzem o risco de várias doenças. Este é o primeiro passo para uma boa saúde.

Coração saudável

O suco de laranja e os benefícios ao coração.

Segundo o médico americano Dr. Michael Roizen, autor de livros sobre saúde, “Melhorar sua saúde cardíaca não é um processo complicado ou intensivo. Com algumas medidas simples todos os dias, você poderá aumentar ou manter a saúde de seu coração. Dedicando alguns minutos do seu dia para cuidar de seu coração, você poderá estar salvando sua própria vida.”

A seguir, você encontrará cinco passos sugeirdos pelo Dr. Roizen para melhorar sua saúde cardíaca.

DURMA, MOVIMENTE-SE, RESPIRE, USE FIO DENTAL E BEBA SUCO DE LARANJA.

Durma

Apesar de a maioria das pessoas ter consciência da importância de boas noites de sono para a saúde, muitas não dormem bem todas as noites.

Dormir entre 6,5 e 8 horas todas as noites tem se mostrado cada vez mais importante:

• Estudos demonstram que dormir pouco ou em excesso podem aumentar os riscos de doenças cardíacas em 39%.
• Dormir um número suficente de horas todas as noites é um passo importante para manter seu coração saudável.

Movimente-se

Apesar de quase todas as pessoas reconhecerem a importância dos exercícios físicos para a saúde, poucas os praticam.

“Qualquer quantidade de atividade física reduz a pressão sangüínea – mesmo andar alguns poucos minutos por dia”, segundo o Dr. Roizen.

Há muitas atividades que podemos incorporar à nossa rotina diária para melhorar nossa saúde cardíaca, como:

• Sempre usar as escadas ao invés do elevador;
• Estacionar a um quarteirão ou mais do local onde pretendemos ir;
• Passear com o cachorro por alguns quarteirões a mais.

Respire

O stress é um grande inimigo da nossa saúde. No entanto, poucas pessoas adotam medidad para reduzir o nível de stress no dia-a-dia. Algumas medidas são muito fáceis de adotar e podem melhorar a saúde de seu coração:

• Pratique exercícios respiratórios – Pare por alguns minutos e respire fundo algumas vezes;
• Pense nas suas férias – Esqueça os problemas por alguns minutos e pense em coisas agradáveis, como uma viagem que você planeja fazer nas próximas férias;
• Faça cinco minutos de alongamento todas as manhãs;
• Vá almoçar com algum colega ou, se possível, em casa, ao invés de almoçar em sua mesa de trabalho.

Use fio dental

Estudos recentes demonstraram a correlação entre doenças na gengiva e as doenças cardíacas. Pessoas com bactérias que causam doenças na gengiva também apresentaram entupimento das artérias carótidas.

• Usar fio dental diariamente auxilia na prevenção de doenças na gengiva que, em contrapartida, reduz o risco de problemas cardíacos.

Beba suco de laranja

Quando o assunto é nutrição, quase todas as pessoas sabem que ingerir alimentos saudáveis é importante para a saúde do coração, porém muitas pessoas não se alimentam corretamente todos os dias.

Segundo o Dr. Roizen, baixa pressão sangüínea é o fator mais importante para reduzir o risco de doenças cardíacas. Alimentos e bebidas ricos em potássio auxiliam no controle da pressão sangüínea.

• Um copo (de 200 ml) de suco de laranja contém 400 mg de potássio.
• A ingestão de dois copos de suco de laranja por dia é suficiente para suprir nosso organismo com a quantidade diária de potássio que necessitamos.