Saúde - A mecânica da laranja

04/11/2006

Quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C. Portanto, nada de ingerir apenas as docinhas. De vez em quando é preciso fazer um pequeno sacrifício e encarar as menos gostosas. Veja quanto uma laranja pode fazer por sua saúde. Encontrada o ano todo, a laranja pode entrar em pratos doces, salgados, virar suco, compota ou pudim.

Excelente fonte de potássio, essencial para a boa formação do sangue e dos músculos, é rica em betacaroteno, que previne o câncer e o infarto. A membrana branca que recobre a laranja contém muitas fibras e ajuda a combater o colesterol. Isso sem falar da substância que mais lhe dá fama: a vitamina C. A laranja tem outros usos, muito significativos hoje em dia. A casca é um ingrediente muito usado em geléias e licores. Perfumes e essências são feitos a partir do óleo essencial das flores e folhas.

O bagaço da laranja, não só é ótimo para o intestino humano (regulador do trato intestinal), como também é empregado na produção de ração para gado. Ou seja, comer uma laranja com bagaço é bom para combater a prisão de ventre.

 Conteúdo por unidade Cada laranja-pêra contém:

Calorias: 62 kcal

Carboidratos: 15,4 g

Proteínas: 1,2 g

Fibras: 3,1 g

Gordura: 0,2 g

 Potássio:237 mg

Vitamina C: 69,7 mg

Os nutrientes da laranja são diferentes em cada tipo de fruta. No entanto, em média, todas contêm sais minerais, principalmente cálcio, potássio, sódio e fósforo.

E esbanjam vitaminas do complexo B. E ainda: vitamina A e, como todos sabem, C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa).

 Segundo Dr. Paulo Giorelli, médico nutrólogo e Diretor Científico da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrição), "se você está fazendo qualquer tipo de restrição calórica, aconselha-se não tomar o suco da fruta, pois a ele estará multiplicado em torno de 4 vezes o valor calórico, uma vez que para um copo de suco utiliza-se em média 4 laranjas (de preferência do tipo pêra)". Para comprar as melhores, a primeira característica que você deve verificar é se ela está durinha, firme. Claro, laranjas murchas, com rugas ou manchas (a menos que sejam de ferrugem leve que, dizem, são as mais doces) denunciam que a laranja não está boa. Furos, nem falar. Prefira também as laranjas mais pesadas, que têm maior quantidade de suco. Para conservar o ácido ascórbico Mais conhecido como vitamina C, esse ácido é o nutriente mais importante da laranja. Volátil, ele se perde progressivamente caso fique em contato com o ar. Isto quer dizer que seu suco, para conter essa vitamina, tem que ser feito e ingerido na hora. Ou ser acondicionado num vasilhame hermeticamente fechado. Calorias de cada tipo de laranja Tipos de laranja: lima, baía, pêra, barão, seleta, laranja-da-terra, etc. São de casca fina e brilhante: lima, seleta e barão. São de casca rugosa, porosa e brilhante: baía, pêra e da terra. Têm casca verde-clara, levemente amarelada: lima, seleta e barão. Tem casca amarelo-escura: da terra.

Calorias por unidade:

grapefruit branca 94

grapefruit vermelha 72

laranja-lima 48

laranja china 47

laranja-da-baía 86

laranja-da-terra 48

laranja-pêra 62

laranja-seleta 48

laranja-seleta 48

lima-da-pérsia 32

Ficha técnica

• Época: o ano todo

• Classificação científica: família das Rutáceas

• Laranja doce: Citrus sinensis

• Laranja amarga: Citrus aurantium

Fonte: AFP