O suco de laranja e seus benefícios para a saúde

04/01/2009

O suco de laranja é uma bebida que faz parte do hábito alimentar no Brasil e em outros países, sendo consumido normalmente no café da manhã e outras refeições. Além de saboroso, é rico em vitamina C e importantes nutrientes, como o ácido fólico, potássio e os flavonóides cítricos, que não propriamente considerados como nutrientes, mas sim como fitoquímicos. Embora eles não sejam essenciais na alimentação, tem sido mostrado em diversos estudos recentes que os flavonóides protegem contra o câncer e as doenças cardiovasculares. Devido a estas propriedades que ajudam na manutenção da saúde, o consumo regular de alimentos ricos em flavonóides tem sido recomendado, como por exemplo o vinho e o suco de uva.

Uma das importantes funções que os flavonóides podem exercer no organismo está relacionada à alteração da lipoproteína de baixa densidade (LDL-colesterol), popularmente conhecida como “colesterol ruim”.

A LDL faz o transporte do colesterol e de outras gorduras para os tecidos e órgãos e, por vezes, pode ser oxidada (transformada) por outras moléculas, chamada de radicais livres. Quando isso acontece, a LDL realmente se torna uma lipoproteína “ruim”, porque é na forma oxidada que ela começa a se acumular na parede das artérias, inclusive nas coronárias do coração, e dificultar o fluxo de sangue. Estudos anteriores observaram propriedades antioxidantes dos flavonóides e que impedem a oxidação da LDL.

A partir do início desta década, vários estudos observaram que o suco de laranja também possuía quantidades elevadas de flavonóides, bem maiores que o vinho tinto. Além dessa grande vantagem, o suco de laranja também apresenta vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C e o ácido fólico que têm propriedades antioxidantes e atuam de forma conjunta com os flavonóides.

Em outubro de 2007 foi defendida a Tese de Doutorado de Nancy Preising Aptekmann S. Bonifácio, do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, justamente sobre os efeitos do consumo do suco de laranja nos lipídios do sangue. Houve uma comparação entre pessoas que não ingeriam suco e pessoas que ingeriam pelo menos 250 mL todos os dias durante aproximadamente um ano.

Entre os resultados que se destacaram no estudo estava a menor concentração de colesterol total naqueles que ingeriam suco: –10% naqueles que tinham colesterol normal e – 3% naqueles que tinham colesterol alto.

A concentração da LDL-colesterol também foi menor naqueles que ingeriam suco: – 15% naqueles que tinham LDL-colesterol normal e –13% naqueles que tinham LDL-colesterol alto.

A pesquisadora observou também que, na medida em que aumentava o consumo de suco, a redução do colesterol total e da LDL-colesterol era ainda maior.

Recentemente, Nancy, pesquisadora da UNESP e também professora da UNIESPTaquaritinga, investigou durante três meses, os resultados da ingestão diária de meio litro de suco de laranja associado à prática de exercício físico, em um grupo de 26 mulheres, com idades entre 20 e 60 anos.

Após o período, foi constatado aumento nos níveis de colesterol bom (HDL), além da diminuição do colesterol ruim (LDL) no sangue destas mulheres.

Segundo Nancy “ao aumentar o colesterol bom, o indivíduo fica mais protegido contra doenças ateroscleróticas, ligadas ao entupimento de artérias cardíacas”.

“As lipoproteínas HDL limpam o colesterol que é depositado nas artérias. Quanto maior a concentração de HDL na corrente sangüínea, menor o risco de formar placas gordurosas, que podem levar o indivíduo a ter infarto do miocárdio”, explica.

Um terceiro estudo da pesquisadora, em homens, com idade de 20 a 60 anos, que consumiam habitualmente e diariamente o suco de laranja, por um período de um ano. Foi verificado que na medida, que aumentava o consumo de suco de laranja, a pressão arterial era menor.

Estes resultados foram atribuídos aos nutrientes e substâncias do suco de laranja que ajudaram a controlar a pressão arterial destes homens. Segundo a pesquisadora, a interação ou sinergismo dos componentes do suco de laranja são os responsáveis pelos efeitos benéficos à saúde. Principalmente a dois flavonóides cítricos presentes na fruta a hesperidina e a naringenina, que provavelmente influenciam diretamente a saúde cardiovascular, ajudando a manter níveis desejáveis de colesterol de HDL, LDL e pressão arterial, afirma Nancy.

Profa. Dra. Nancy Preising A. Bonifácio

Pesquisadora do Grupo de Nutrição Clínica da UNESP – Araraquara.

Profa. dos Cursos de Nutrição, Farmácia, Educação Física e Fisioterapia – UNIESP –Taquaritinga.

Contato: 16-9144-1503 - nancypreising@yahoo.com.br

Divulgação dos benefícios do suco de laranja nos programas: Globo Repórter, Rede Globo, 2007; TVE do Rio de Janeiro, Programa Sem Censura da Leda Nagli, 2007; Jornal Hoje, da Rede Globo, em 2008.

Fonte: ESPAÇO CITRICOLA - http://www.espacocitricola.eng.br/