Laranja contra a obesidade

11/08/2009

Estudo publicado na revista Diabetes mostrou que a naningerina, flavonoide contido em frutas do gênero Citrus, entre elas a laranja, grapefruit, tangerina, toranja, limão e lima, foi capaz de evitar alguns dos males decorrentes da obesidade.

Na pesquisa, um grupo de ratos foi alimentado com uma dieta rica em gordura (típica dos países industrializados) a fim de que os sintomas da síndrome metabólica fossem induzidos. A outro grupo de animais foi dada a mesma dieta, mas eles foram tratados com a naningerina. O flavonoide conseguiu corrigir os altos níveis de triglicérides e colesterol, prevenir a resistência a insulina, condição que leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, e normalizar o metabolismo de glicose.

A grande maioria dos casos de diabetes tipo 2 é resultado da obesidade. “O que foi único nesse estudo é que os efeitos da naningerina foram independentes da ingestão de calorias. Não houve supressão do apetite ou redução da ingestão de alimentos, estratégias comumente usadas quando as pessoas querem perder peso”, disse Murray Huff, autor do trabalho. O grapefuit costuma ser usado em dietas para redução do peso.

Autor: Vanessa de Sá

 Publicado em 23/07/2009