BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE CITROS

24/04/2009

BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE CITROS DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA

Autores: Orlando Sampaio Passos, Walter dos Santos Soares Filho, Almir Pinto da Cunha Sobrinho, Antônio da Silva Souza, Leonardo Costa dos Santos, Leandro Santos Peixoto

Introdução

As atividades de introdução, preservação e caracterização de germoplasma de citros são prioritárias para a diversificação de cultivares e estudo dom comportamento das espécies cítricas diferentes ecossistemas.

O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem características peculiares: condições tipicamente tropicais (paralelo 12, latitude sul), sendo, talvez, a única experiência no mundo nesse tipo de ambiente.

O BAG Citros dá ênfase ao estudo do comportamento de espécies e variedades adaptáveis a ambientes tropicais:

Sua ampla variedade genética serve de suporte ao programa de melhoramento genético de citros, cujo objetivo é desenvolver cultivares melhor adaptadas aos trópicos em relação ás atualmente em uso.

Embora de forma restrita, os acessos têm sido caracterizados mediante o emprego de descritores definidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Plant Genétic Resources Institute – IPGRI.

Caracterização e Avaliação

Mediante o emprego de descritores mínimos definidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura e pelo Internacional Plant Genetic Resources ?Institute – IPGRI, além do uso de marcadores moleculares e de técnicas citogenéticas, estas baseadas em bandeamento cromossômico.

Avaliação de cultivares de laranja doce e tangerina em Cruz das Almas, BA

Nível de Utilização do Acervo do BAG

Distribuição de material básico de citros (mudas, borbulhas e sementes) da Embrapa Mandioca e Fruticultura para outro estados brasileiros e utilização em programa de melhoramento genético.

Nível de Utilização do Acervo do BAG

Distribuição de material básico de citros (mudas, borbulhas e sementes) da Embrapa Mandioca e Fruticultura para outro estados brasileiros e utilização em programa de melhoramento genético.

EMBRAPA
Ministéria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A Tabela 1 traz informações sobre o número de acessos atualmente disponível dentro de cada espécie e hídrico.

Tabela 1. Número de acessos por espécies do Banco Ativo de Germoplasma de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Cruz das Almas – BA, 2003.

Â