Citrosuco e Citrovita formam maior exportadora de suco de laranja do mundo

15/05/2010
São Paulo, 14 mai (EFE).- As companhias Citrosuco e Citrovita anunciaram hoje sua fusão, o que cria o maior grupo exportador de suco de laranja do mundo e desloca da liderança a Cutrale, comunicaram as duas empresas.

A Citrosuco, controlada pelo Grupo Fischer, e a Citrovita, pelo Grupo Votorantim, assinaram hoje o acordo que lhes permitirá um faturamento anual conjunto de RS$ 2 bilhões e uma capacidade de produção equivalente a 25% do consumo mundial.

Os prazos para a conclusão da fusão, os detalhes sobre o patrimônio e ativos conjuntos, projeções e o nome da nova companhia não foram anunciados.

A gigante terá seis fábricas em São Paulo e uma na Flórida (EUA), além de oito terminais marítimos na Europa e Ásia com embarcações próprias e alugadas.

A capacidade anual de 160 milhões de caixas de suco de laranja, equivalentes a 600 mil toneladas, representa uma participação entre 40% e 60% da colheita brasileira.

A fusão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), enquanto a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) questionou o negócio por considerar que limita a atuação no mercado dos pequenos produtores.

O Brasil é o maior exportador de suco de laranja, com quase 80% do mercado mundial. EFE


Fonte: Yahoo