Cade aprova comodato da Cutrale em Taquaritinga

16/09/2011
Por Juliano Basile | De Brasília

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça aprovou ontem o contrato de comodato pelo qual a Cutrale passou a operar a fábrica de sucos da Branco Peres em Taquaritinga, no interior de São Paulo.

Segundo o relator do caso, conselheiro Ricardo Ruiz, a unidade da Branco Peres estava inativa há quase uma década. "Essa operação não traz prejuízos à concorrência".

Durante o julgamento, o procurador Luiz Augusto Santos Lima, representante do Ministério Público no Cade, lembrou que há uma investigação de cartel no setor de suco de laranja. Segundo ele, o caso, que está sob investigação há mais de cinco anos, causa desconforto no MP, que tem recebido diversas denúncias. "Estamos sendo demandados semanalmente sobre isso. Recebemos pedidos, pareceres, nos pedem diligências", disse. "Há uma angústia e temos de ser diligentes", completou.

O presidente do Cade, Fernando Furlan, informou que o caso está sob investigação na Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. "Considero relevantes os argumentos do MP que deverão orientar a análise dos investigadores".

A SDE investiga, há mais de cinco anos, a denúncia de que as indústrias de suco atuam em conjunto para prejudicar produtores de laranja, reduzindo os preços pagos pela fruta. O processo teve início após ações de busca e apreensões feitas pela Polícia Federal na sede das indústrias, em 2006, na "Operação Fanta". Desde então, as investigações foram atrasadas por sucessivas liminares obtidas pelas indústrias que impediam a SDE de analisar os documentos apreendidos. Não há prazo para a conclusão das investigações.


Fonte: Valor Econômico
Publicado: 15/09/2011