Suco de laranja: representantes do Brasil e Estados Unidos se reúnem para discutir questões sanitárias

24/01/2012
Encontro acontece um dia antes de a FDA divulgar comunicado sobre análise de amostras do produto para apuração de resíduos de carbendazim.

Após duas semanas de impasse, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) terá uma reunião com representantes da indústria de suco de laranja nesta quinta, dia 26, para discutir a questão da presença de carbendazim na bebida brasileira. O encontro ocorrerá na sede da entidade sanitária americana, em Washington (EUA). Devem participar representantes da Juice Products Association (JPA), da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), respectivamente entidades que representam a indústria processadora americana e a brasileira, além de advogados.

A reunião acontece um dia antes de a FDA divulgar um novo comunicado sobre a análise de amostras de suco de laranja para a apuração de resíduos de carbendazim, princípio ativo de fungicidas. No comunicado da última sexta, dia 20, o órgão informou apenas que das 45 amostras de suco de laranja importado desde 4 de janeiro, 19 não violaram os limites confiáveis do produto químico e 26 ainda estavam estão sob análise ou revisão de conformidade.

Embora não houvesse suco brasileiro entre os 19 resultados revelados, a FDA confirmou que existe suco brasileiro entre as 26 amostras que ainda estão sendo avaliadas. Por ser inconclusivo, o relatório da semana passada desagradou a indústria e fez com que a cotação do suco de laranja batesse recorde nesta segunda na Bolsa de Nova York. O contrato março fechou no preço histórico de 219,95 centavos de dólar por libra-peso, alta de 930 pontos (4,41%). Ao longo do pregão, a cotação atingiu nível ainda mais alto, de 226,95 centavos por libra-peso.

Fonte: Agência Estado
Publicado: 23/01/2012