Americano reluta em promover consumo de suco

26/06/2006
Lakeland (EUA), 23 de Junho de 2006 - Os produtores de citros da Flórida estão questionando a proposta de aumento de 35% da taxa de financiamento da campanha de marketing do suco de laranja e do grapefruit americanos, cobrada sobre a venda da fruta. Em maio, o estado americano da Flórida propôs aumentar o imposto, que passaria para US$ 0,24 por caixa. Os produtores resistem porque ainda não há números confiáveis do tamanho da safra da Flórida após a passagem de furacões e tempestades tropicais. Projeções consideradas otimistas falam em uma colheita de 180 milhões de caixas. Autoridades estaduais insistem que o aumento é necessário para ativar a demanda do consumo de suco e da fruta fresca, cujos custos de produção aumentaram por causa do combate às doenças e da concorrência estrangeira, que continua pressionando produtores da Flórida. Os preços do suco de laranja estão nos níveis mais elevados dos últimos anos e estão proporcionando aos citricultores americanos seus melhores retornos dos últimos 36 anos. O quadro é animador, mas não se espera que a demanda se mantenha firme com o aumento da concorrência de outras bebidas. Por isso, uma campanha de marketing mais agressiva se torna necessária, segundo afirma o Departamento de Cítricos do Estado da Flórida. "Os custos de produção não param de aumentar. Acreditamos que deverão continuar em alta nos próximos dois anos enquanto tentamos solucionar essas questões", declarou o chairman da Comissão de Cítricos, Stephen Ryan O departamento elaborou a proposta de orçamento de US$ 66 milhões, 75% dos quais financiarão uma campanha de marketing e de relações públicas mais agressiva, com anúncios na televisão, um ano completo de publicidade com banners on-line e anúncios na mídia impressa em diversas publicações nacionais. (Crédito: Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 12)(Dow Jones Newswires)