Associtrus representa citricultores em reunião do Fundecitrus.

21/12/2007

A Associtrus, através de seu presidente Flávio Viegas, e o Sindicato Rural de Ibitinga, através de Frauzo Sanches, foram os únicos representantes dos citricultores em reunião realizada quinta-feira (20), na sede do Fundecitrus, em Araraquara. Na ocasião, foram discutidas as alterações no estatuto do Fundo e a operacionalização do novo modelo de contribuição. O presidente do Fundecitrus, acompanhado de seu advogado e de demais membros do Fundo, quis focar a reunião na discussão da legalidade do novo estatuto e, num primeiro momento, tentou evitar falar sobre as questões levantadas pelos produtores referentes ao novo modelo de contribuição e à saída da indústria como contribuinte do órgão. “Reafirmamos nossa posição quanto à importância da manutenção da contribuição e à responsabilidade que a indústria tem pelo Fundo. Promover as alterações propostas pelo estatuto será o mesmo que o condenar à extinção e, caso isso ocorra, a maior responsável será a indústria que é quem está responsável pela atual gestão. Cobramos maior transparência e o direito do produtor ser legitimamente representado no Conselho do Fundecitrus”, diz o presidente da Associtrus, Flávio Viegas.

Frauzo Sanches reforçou a posição dos produtores em não aceitar a contribuição por número de pés. “Não aceitamos a mudança proposta pelo estatuto quanto ao modelo de contribuição. A diminuição da participação da indústria também é rejeitada pelos citricultores”.

Ao final da reunião, representantes do Fundecitrus disseram que ainda não há nada definido e que o Conselho do Fundo poderá rever algumas decisões.

ASSOCITRUS