- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citros: produtores de SP criam empresa para processar suco.

02/05/2008

Ribeir?o Preto, 2 - Um grupo de produtores de laranja de S?o Paulo criou a Sucop e pretende processar at? 300 mil caixas da fruta na safra 2008/2009 para a produ??o de suco de laranja. Com a iniciativa, os citricultores pretendem transformar entre 15% e 20% de suas produ?es em suco, agregar valor ao produto e negociar o restante da fruta com outra ind?stria processadora, por meio de contratos, ou ainda no mercado spot.

Pela opera??o, o produtor firmar? contratos de venda da fruta com a Sucop, que j? tem uma cota para process?-la em uma grande ind?stria na Regi?o Norte de S?o Paulo. A Ag?ncia Estado apurou que a negocia??o para a aquisi??o dessa cota foi barrada por um dos s?cios da processadora, mas os citricultores conseguiram uma liminar judicial para a produ??o do suco.

O suco produzido poder? ser negociado no mercado interno ou at? mesmo com uma das processadoras grandes do setor. Al?m da bebida, os citricultores ligados ? Sucop receber?o os subprodutos do processamento, como o baga?o e ?leos. Os produtores calculam que, s? com a venda desses subprodutos, o custo do processamento da fruta, em torno de R$ 1,20 por caixa de 40,8 quilos, seja coberto.

A Sucop ? liderada pelos produtores ligados ? Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus) e 30 deles j? acertaram contratos de negocia??o da fruta com a empresa, que pretende se transformar em uma cooperativa no futuro. "N?o queremos competir com as grandes ind?strias que dominam o setor, s? queremos nos proteger, por meio da produ??o do suco, de ?pocas em que o mercado n?o est? bom para a venda da fruta", disse Fl?vio Viegas, presidente da Associtrus.

Fonte: Gustavo Porto - Ag?ncia Estado


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1062
Total: 3.911.054
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/