- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretrio da Agricultura promete retomar negociaes entre citricultores e indstrias.

06/05/2008

?

Em audi?ncia com representantes da Associtrus, segunda-feira (5/5), o secret?rio da Agricultura e Abastecimento, Jo?o de Almeida Sampaio Filho, se comprometeu a retomar as negocia?es entre citricultores e ind?strias e divulgar n?meros cada vez mais precisos da safra citr?cola paulista. O levantamento da safra 2008/2009 ser? apresentado oficialmente na quinta-feira (8/5) com uma novidade, que ser? apresentado uma estimativa de safra separado, uma para o mercado interno e a outra para moagem.

?O secret?rio se mostrou bastante sens?vel aos nossos pedidos e pediu para que os citricultores apresentem sugest?es que possam ser implementadas pela Secretaria.

Na quinta-feira, Jo?o Sampaio prometeu cobrar das ind?strias as informa?es solicitadas na ?ltima reuni?o e que, at? o momento, n?o foram apresentadas pelas ind?strias. A partir da?, acreditamos que negocia?es possam ser retomadas?, diz Renato Queiroz, da Associtrus.

A ado??o de medidas para fortalecer o mercado interno, como introdu??o de suco de frutas na merenda escolar e desonera??o fiscal tamb?m foram anunciadas. O deputado estadual Davi Zaia (PPS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, comprometeu-se a estudar a cria??o de uma lei que insira o suco de frutas nas reparti?es p?blicas e na merenda, para aumentar as alternativas de comercializa??o e a renda dos pequenos e m?dios produtores. ?As iniciativas objetivam estimular o consumo do suco de laranja e baratear a aquisi??o do produto pelos consumidores brasileiros. A secretaria ir? estudar maneiras de diminuir a carga tribut?ria que incide sobre o suco e, desta forma, estimular a venda?, observa o presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas.

A nova estrat?gia de comercializa??o da fruta adotada pela Associtrus ganhou o apoio da Secretaria de Agricultura. Para o secret?rio, os produtores passar?o a ter maior poder de negocia??o. ?Ficamos satisfeitos com o apoio ? Sucop, empresa que ficar? respons?vel pela intermedia??o entre processadora e produtores. O objetivo ? que cerca de 20% da produ??o de cada citricultor seja destinada para o processamento pr?prio. Inicialmente ser?o processadas 300 mil caixas?, diz Viegas.

Na audi?ncia, os produtores tamb?m apresentaram suas preocupa?es quanto ? falta de barreiras sanit?rias e o registro de novas doen?as nos pomares paulistas.

A respeito da nova composi??o do conselho do Fundecitrus, Jo?o Sampaio disse que o ?rg?o precisa de mais equil?brio. ?A forma??o do conselho ainda n?o est? adequada j? que existe um desequil?brio entre a representatividade dos produtores e da ind?stria. Nem os representantes da Secretaria, nem do Minist?rio, t?m direito a voto, por exemplo?, declarou2 a 6 de junho, em Cordeir?polis?. O secret?rio ainda prometeu agendar, em breve, uma audi?ncia com o governador Jos? Serra. ?Estamos confiantes na seq??ncia das negocia?es e acreditamos que, nas m?os do secret?rio, uma nova realidade possa se fazer poss?vel o quanto antes?, finaliza Viegas.

Associtrus


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 756
Total: 3.918.198
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/