- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


MP que simplifica contratao temporria de trabalhador rural.

30/05/2008
Essa medida tem como prop?sito estimular a contrata??o formal de trabalhadores rurais que trabalham por safra. Pelos mecanismos simplificados institu?dos pela medida provis?ria, os trabalhadores rurais poder?o ser contratados por um per?odo de no m?ximo dois meses por ano.

A comprova??o do exerc?cio da atividade rural poder? ser feita por meio de contrata??o na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servi?o e Informa?es ? Previd?ncia Social, dever? escolher outro instrumento de formaliza??o, que pode ser a anota??o em ficha ou livro de registros de empregados, ou por contrato escrito.

Direitos dos trabalhadores

Hamm teve posicionamento favor?vel as emendas porque defende todas as a?es que ampliam os direitos dos assalariados e assalariadas rurais. "A Medida Provis?ria resgata as condi?es de dignidade ao pequeno trabalhador e ao pequeno agricultor que faz seu trabalho eventual e por merecimento", assinala.

A segunda emenda aprovada na noite do dia 28 de maio, permite ao trabalhador rural contar como tempo de servi?o para aposentadoria por idade o exerc?cio de outras atividades n?o relacionadas diretamente as tarefas rurais. Exemplo: o cumprimento de mandato de dirigente sindical da categoria; tempo gasto em atividades de parceria ou mea??o no trato da terra; atividade artesanal feita com mat?ria-prima produzida pelo se grupo familiar ou atividades art?stica; desde que a remunera??o seja inferior a um sal?rio m?nimo.

Tamb?m continua a regra aprovada pela C?mara que o segurado especial poder? somar o per?odo de segurado em outras categorias se n?o tiver o tempo de contribui??o necess?rio para a concess?o da aposentadoria. A idade m?nima para receber o benef?cio nessas condi?es ? de 65 anos para homem e de 60 anos para mulher. "Esta medida prop?e ao trabalhador a possibilidade de ver os direitos trabalhistas e previdenci?rios contemplados", complementa.

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) se posicionou na tribuna, na noite de quarta-feira, a favor das duas emendas do Senado para a Medida Provis?ria (MP) 410/07, que cria mecanismo simplificado para a contrata??o de trabalhador rural para trabalhos de curta dura??o. A mat?ria ir? ? san??o presidencial.

Fonte:Assessora de Imprensa Afonso Hamm


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 767
Total: 3.919.977
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/