- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


RS planeja cadeia de citricultura

02/06/2008

em Frederico Westphalen/RS. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Associa??o dos Munic?pios da Zona da Produ??o ? Amzop. Estiveram presentes lideran?as de 45 munic?pios que fazem parte da Amzop, o prefeito de Frederico Westphalen, Luiz Carlos Stefalnello e o presidente do Conselho de Desenvolvimento do M?dio Alto Uruguai ? Codemau, Edemar Girardi.

 

 

 

 

 

 

Conforme Adami, a meta da Emater/RS-Ascar ? passar a implantar 2 mil hectares/ano com citros. Para ele, a atividade da citricultura se encontra na regi?o em um ponto intermedi?rio, que ainda n?o sustenta o setor industrial, mas acredita na possibilidade de expans?o e crescimento seguro, sem a competi??o da atividade com a ?rea de gr?os, aproveitando terras ociosas. Adami disse que a regi?o ? altamente qualificada para a produ??o de citros, visto que o solo e o clima s?o favor?veis, h? voca??o familiar para a fruticultura, o mercado est? em expans?o, h? cr?dito dispon?vel, al?m do envolvimento das entidades que circundam a cadeia produtiva. No entanto, Adami enfatiza que h? necessidade de pr?ticas regionais para a consolida??o da citricultura.

 

 

7,37 hectares por pessoa ocupado. Um destaque feito pelo prefeito foi a necessidade de capacita??o e qualifica??o dos produtores como uma das estrat?gias para colocar em pr?tica o projeto, visto que 76,94% dos respons?veis pelos domic?lios rurais t?m at? o quarto ano do ensino fundamental.

 

 

18 hectares cultivados com laranja, para um mesmo n?mero de integrantes da fam?lia, a renda mensal ? de R$ 2.400 por pessoa. Isso, considerando uma produtividade de 30 mil kg/ha, com um valor de R$0,20/kg. Ou seja, de acordo com Frizzo, a renda ? seis vezes maior. Mas alertou que um dos principais problemas para a citricultura ? a qualidade e a sanidade das mudas.

 

 

Outro destaque do Semin?rio foi a participa??o do gerente da AgroPratinha, Jos? Gilberto Pratinha, que falou do interesse da empresa em investir na regi?o da Amzop. Segundo ele, a AgroPratinha, que tem sede no Paran?, pretende instalar um viveiro de mudas, locar ?rea para produ??o de citros e construir uma ind?stria de sucos. Para isso, est?o sendo estudadas as propostas junto aos munic?pios. A expectativa ? de que a defini??o saia at? o m?s de agosto.

 

 

 

 

 

Fonte: Emater/RS  

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 657
Total: 3.923.162
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/