- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fundos de hedge podem estar por trs da alta do chocolate

02/06/2008

Aaron O. Patrick, The Wall Street Journal, de Londres
30/05/2008 00:00

O pre?o do chocolate Caramello, da Cadbury PLC, subiu 10% nos ?ltimos 12 meses, o que provoca uma pergunta indigesta: a culpa ? dos fundos de hedge?

O aumento do pre?o do cacau est? levando para cima o custo do chocolate no mundo todo. A ind?stria aponta a compra especulativa feita por investidores profissionais, principalmente fundos de hedge, como respons?vel.

Os fundos de hedge j? foram acusados de muitos pecados ao longo dos anos, entre eles o de levar pa?ses quase ? fal?ncia (a crise cambial asi?tica de 1997), provocar uma corrida contra a libra esterlina (George Soros), amea?ar a integridade do sistema financeiro dos Estados Unidos (Long-Term Capital Management) e fraude (Bayou Management LLC). Esta ? a primeira briga deles com os fabricantes de chocolate.

O pre?o do chocolate est? sob vigil?ncia mundial. Nos EUA, no Canad? e na Europa, os governos investigam uma poss?vel manipula??o de pre?os no mercado e j? foram abertos mais de 50 processos, muitos por clientes e revendedores.

Os fabricantes s?o acusados de conluio desde 2002. O Departamento de Justi?a americano tem investigado as pr?ticas de pre?os do setor e, em fevereiro, o Gabinete Federal de Combate a Cart?is da Alemanha deu batidas nos escrit?rios de sete fabricantes de doces. As empresas afirmaram que est?o cooperando nos inqu?ritos.

2.600 a tonelada na Intercontinental Exchange, de Nova York, ante US$ 1.700 no come?o de 2007. No ano passado, as vendas mundiais de chocolate aumentaram 6,9%, segundo a Nielsen Research.

em torno de US$ 10 bilh?es, mais ou menos o equivalente a um dia de produ??o de petr?leo -, os fundos de hedge podem mexer nos pre?os com quantias relativamente pequenas de dinheiro. O americano Hans Kilian, especialista em cacau e um dos poucos analistas independentes do setor, diz que tem sido contratado por fundos de hedge para levantar informa?es sobre produ??o na ?frica Ocidental, no Brasil e na Indon?sia. Ele prefere n?o informar quem s?o seus clientes.

Os investidores reconhecem que podem influenciar o pre?o do cacau, mas dizem que a influ?ncia deles ? estritamente de curto prazo. Qualquer aumento de pre?o deve levar os produtores a plantar mais cacaueiros, o que levar? o pre?o para baixo de novo, dizem eles.

Um dos mist?rios por tr?s do aumento no pre?o do cacau ? que ele n?o parece refletir um desequil?brio entre oferta e demanda. No per?odo de 12 meses a se encerrar em setembro, as lavouras de cacau ser?o quase suficientes para cobrir a necessidade mundial, segundo a Organiza??o Internacional do Cacau, uma associa??o setorial. O d?ficit previsto, de 51.000 toneladas, n?o ? grande e pode ser coberto pelo estoque existente, segundo a organiza??o.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 711
Total: 3.918.153
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/