- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Organizao. A lio que vm do SUL!

13/06/2008
Tra?adas reuni?es municipais para desenvolvimento da citricultura na Regi?o da Produ??o

Vinte reuni?es municipais j? est?o agendadas para a discuss?o sobre o desenvolvimento da citricultura na regi?o da Produ??o. A primeira ser? nesta sexta-feira (13), no munic?pio de Chapada. O objetivo das reuni?es, que contar? com a participa??o de lideran?as, ? fazer um diagn?stico da cadeia da citricultura para a formata??o de um Programa para o setor. A realiza??o das reuni?es municipais foi uma das estrat?gias tra?adas no Semin?rio Regional de Desenvolvimento da Citricultura, realizado no dia 25 de maio, em Frederico Westphalen, promovido pela Emater/RS-Ascar e Associa??o dos Munic?pios da Zona da Produ??o - Amzop.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, a fruticultura, com destaque para os citros, ? uma das a?es que podem ajudar na reconvers?o econ?mica da regi?o. "Nessas reuni?es que teremos com as lideran?as de cada munic?pio conseguiremos fazer um diagn?stico, contendo os pontos fortes e os pontos a melhorar de cada local", diz Adami. A Amzop ? formada por 45 munic?pios e, segundo Adami, a estrutura fundi?ria da regi?o est? baseada na agricultura familiar, o que refor?a a necessidade de buscar alternativas sustent?veis. De acordo com o gerente regional, atualmente, na regi?o da Amzop, existem 5.355 hectares implantados com citros, sendo que destes 3.531 hectares est?o em produ??o. A meta ? elevar esse n?mero para 7.926 hectares at? o ano de 2010. "A citricultura ainda n?o ? uma atividade regional. Est? concentrada em alguns munic?pios, por isso a import?ncia dessas reuni?es municipais", avalia o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo.

Entre as a?es previstas ap?s as reuni?es est?o capacita??o de t?cnicos e produtores, dias de campo, palestras, semin?rios e visitas t?cnicas. Um dos principais objetivos ? o aumento da produ??o. Para Adami, a atividade da citricultura encontra-se na regi?o em um ponto intermedi?rio, que ainda n?o sustenta o setor industrial, mas acredita na possibilidade de expans?o e crescimento seguro, sem a competi??o da atividade com a ?rea de gr?os, aproveitando terras ociosas.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1690
Total: 3.911.682
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/