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Como administrar visando o lucro.

16/06/2008

e n?o apenas a participa??o de mercado

Fischer, a Embraco e a Cutrale.

Obs. da Associtrus: (Nesta li??o falta incluir a pr?tica destas Empresas que compram a mat?ria prima abaixo do custo de produ??o, e participam do lucro do produto final al?m de orquestrarem o pre?o para o produtor).

5? li??o: pre?os baixos + custos baixos

Para Simon, ? poss?vel ter lucratividade praticando pre?os baixos, desde que os custos sejam igualmente menores do que o dos concorrentes. Entretanto, para ele, apenas poucas empresas podem fazer isso, pois requer enxugar toda a cadeia estrat?gica, envolvendo produ??o, marketing e as demais ?reas da empresa, at? o ponto da frugalidade. O consultor afirma que este ser? o jogo do futuro: efi ci?ncia extrema e orienta??o ao custo. Um exemplo atual ? o carro indiano Tata, o nanocarro.

6? li??o: evite as guerras de pre?os

Simon defende que s? se deve entrar em guerra de pre?os se a organiza??o contar com custos sustentavelmente mais baixos e/ou maior f?lego financeiro para venc?-la ou acabar com ela. Os dois principais fatores que levam ? guerra de pre?os s?o o excesso de capacidade e a 'comoditiza??o' de produtos. Para ele, uma boa maneira de prevenir ou encerrar uma guerra de pre?os ? sinalizar suas inten?es. Por exemplo, quando se explica ao mercado que se vai introduzir um novo produto e que, por isso, o antigo ser? vendido com um desconto, o concorrente n?o entender? isso como uma agress?o.

7? li??o: examine processos de valor e precifica??o

Simon alerta para o fato de a implementa??o determinar o sucesso da estrat?gia. Assim, os processos devem estar afinados e as equipes devem estar alinhadas. Cuidado especial deve ser tomado na rela??o com os fornecedores, pois podem levar a conquistadas ou perdas de grandes margens. Segundo o palestrante, aperfei?oar processos de valor e de precifica??o faz aumentar a margem de lucro em cerca de 2%. Simon finaliza sua apresenta??o recomendando especial aten??o ? for?a de vendas. De acordo com ele, "Se os vendedores n?o aceitam suas decis?es estrat?gicas sobre pre?os e valor, podem acabar com suas id?ias e minar os seus esfor?os".

*Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo as fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

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