- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Pesquisadores de greening traçam estratégias para erradicar doença no Brasil

05/07/2008

Bras?lia (2.7.2008) - Vinte especialistas em greening de S?o Paulo e do Paran? se reuniram, nesta quarta-feira (2), no Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de propor medidas para controle da doen?a considerada a mais grave para a citricultura mundial. Ainda nesta semana, ser? conclu?do documento sobre as a?es, que ser? aprovado pelo Departamento de Sanidade Vegetal (DSV).

A atua??o do grupo ter? como base cinco diretrizes, elaboradas sob a ?tica do produtor de citros. ?Procuramos responder as perguntas que os agricultores fariam?, afirmou o pesquisador cient?fico do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Marcos Machado, que coordenar? a rede. Para ele, o controle qu?mico do vetor ? uma estrat?gia de baixa efici?ncia na erradica??o da doen?a e, atualmente, a redu??o do potencial de erradica??o de plantas doentes ? o m?todo mais seguro de manejo.

As quest?es que direcionar?o os pesquisadores s?o: como tratar a bact?ria de maneira mais eficiente e com menos impacto ao ambiente; vale mais reduzir a doen?a com a elimina??o de plantas ou com controle qu?mico do vetor; como realizar um diagn?stico mais r?pido, eficiente e barato; qual o comportamento do greening em rela??o ao ambiente, ao vetor, ao pat?geno e ao hospedeiro; e como obter variedades comerciais resistentes ou tolerantes ? praga.

O diretor do DSV, Jos? Geraldo Baldini, pretende contar tamb?m com a participa??o de mais estudiosos em greening. ?Queremos expandir as discuss?es para outros estados produtores de citros, como Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul?, informou.

A uni?o da pesquisa brasileira contra o vetor do greening faz parte de uma for?a-tarefa acordada durante encontro do ministro da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento, Reinhold Stephanes, com representantes dos estados afetados pela praga, institui?es de pesquisa e parlamentares, em junho, no Mapa.

Al?m desta a??o, a Instru??o Normativa 32, do Minist?rio da Agricultura, est? em processo de revis?o. Representantes da ?rea vegetal das Superintend?ncias Federais de Agricultura e das Secretarias de Agriculturas dos estados do Paran?, Minas Gerais e S?o Paulo, e do setor produtivo, se reuniram nessa ter?a-feira (1), para discutir as principais mudan?as na legisla??o. Hoje, o produtor ? respons?vel pelas inspe?es de greening no pomar de citros de sua propriedade e pela elimina??o das plantas contaminadas.

Entenda a doen?a - O greening ? a denomina??o popular de huanglongbing (HLB). A doen?a ? considerada como a mais devastadora de citros no mundo porque afeta todas as variedades. Al?m disso, atinge a planta inteira, inclusive os frutos, com significativa perda de produ??o. A bact?ria do HLB se multiplica rapidamente dentro da planta e dentro do vetor.

O sintoma da doen?a aparece em folhas, ramos ou frutos e se destaca pelo contraste com a colora??o verde dos ramos n?o afastados. As folhas apresentam colora??o amarela p?lida com manchas irregulares. (Da Reda??o)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 236
Total: 3.921.038
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/