- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtor prevê menos laranja este ano.

06/07/2008

 

A safra de laranja 2008/2009, que come?a oficialmente hoje no Estado de S?o Paulo, deve registrar quebra de pelo menos 20% da produ??o em virtude dos problemas clim?ticos ocorridos no ano passado. A previs?o ? do presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus), Fl?vio Viegas. Com isso, a expectativa ? de que sejam colhidas em torno de 260 milh?es de caixas de 40,8 quilos nesta safra, contra 330 milh?es na safra passada. Segundo Viegas, as chuvas inesperadas de julho de 2007 anteciparam a florada das laranjeiras que acabou abortada em virtude da seca ocorrida entre agosto e outubro, al?m do atraso no in?cio da safra deste ano, segundo ele deve ser de pelo menos 20%. ?Os mais conservadores falam em 7%, enquanto os mais pessimistas acreditam em perdas de at? 35%?, disse. Apesar da incid?ncia de problemas clim?ticos, a previs?o do governo paulista ? bem mais otimista e indica que a produ??o pode chegar a 368,2 milh?es de caixas ligeira alta de 0,62% em rela??o aos 365,8 milh?es de caixa colhidas na safra passada, dado tamb?m acima do estimado pelos pr?prios citricultores.

 

Levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) com dados elaborados a partir dos dados coletados por t?cnicos das Casas de Agricultura, da Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (CATI) e disponibilizados pelo Instituto de Economia Agr?cola (IEA) mostra que a safra preliminar de laranja (safra agr?cola 2007/08) registra acr?scimo de 1,7% na ?rea plantada, atingindo 691,26 mil hectares. No entanto, a produtividade deve ser 1,1% menor que a safra passada em fun??o dos impactos da seca ocorrida no segundo semestre de 2007 . Pelos n?meros oficiais, a regi?o Noroeste do Estado deve responder por 30% da produ??o nesta safra, o que corresponde a 110,6 milh?es de caixas. Fazem parte do levantamento os munic?pios abrangidos pelos Escrit?rios de Desenvolvimento Rural (EDR) de Barretos, Catanduva, Fernand?polis, General Salgado Jales, Rio Preto e Votuporanga.

 

Juntos, esses munic?pios t?m atualmente 53,1 milh?es de p?s de laranja em produ??o, o que corresponde a 28,4% dos 186,7 milh?es de p?s do Estado e 6,3 milh?es de p?s novos, o que equivale a 18,5% dos 34,4 milh?es do Estado. Na maioria das regionais citr?colas tradicionais, dados oficiais indicam que houve perda de ?rea de laranja para outras atividades agr?colas como em Catanduva (33,6%), Jaboticabal (41,3%) e Barretos (16,6%). Segundo ainda levantamento oficial, a citricultura paulista ? o terceiro item no valor da produ??o agropecu?ria paulista e nas exporta?es do agroneg?cio brasileiro, com desempenho inferior apenas para a cana para ind?stria e para a carne bovina em ambos os referenciais. O Estado de S?o Paulo det?m 97% das exporta?es brasileiras de suco da fruta e possui o maior pomar do mundo, com cerca de 200 milh?es de p?s de laranja. O presidente Associa??o Brasileira dos Exportadores de C?tricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, n?o foi localizado ontem pela reportagem do Di?rio para falar a respeito da expectativa de safra.

 

Fonte: Gisele Bortoleto ? do Di?rio da Regi?o


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 229
Total: 3.921.031
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/