- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Greening: São Paulo realiza reunião conjunta entre estados produtores de citros

21/07/2008

Acontece nesta segunda-feira (21/07), a partir das 14 horas, encontro entre representantes de ?rg?os de defesa agropecu?ria envolvidos na ?rea de sanidade vegetal de nove estados brasileiros com produ??o de citros, s?o eles: Alagoas, Sergipe, Bahia, Esp?rito Santo, Minas Gerais, Goi?s, Paran?, Santa Catarina e o pr?prio Estado de S?o Paulo. A reuni?o faz parte dos trabalhos de combate ao greening, doen?a de citros que ataca pomares paulistas e de alguns munic?pios mineiros e paranaenses.

 

O workshop para conhecimento da doen?a envolve palestras na segunda-feira na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria (CDA), em Campinas, com apresenta?es t?cnicas sobre a doen?a e quadros de avalia??o no combate. Na ter?a-feira (22/07) pela manh?, eles v?o ao Centro de Citricultura, em Cordeir?polis, refer?ncia em pesquisas citricolas e visitam propriedades produtoras da regi?o de Limeira. O encontro ? fruto tamb?m de solicita??o do Fonesa ? F?rum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecu?ria -, que re?ne todos os ?rg?os oficiais de defesa agropecu?ria do pa?s.

 

O estado de S?o Paulo tem desenvolvido uma s?rie de a?es de combate ao greening como a admiss?o de 356 novos profissionais para a CDA, que v?o refor?ar os trabalhos de preven??o ? doen?a. O Governo do Estado prepara, ainda, uma campanha de m?dia para conscientizar o produtor sobre o seu papel no combate ? doen?a. Tamb?m est?o previstos semin?rios em dez regionais da Secretaria, principalmente para esclarecimento sobre a legisla??o que rege o assunto e a identifica??o e controle da doen?a, e cursos dirigidos aos produtores para treinamento de inspe??o do pomar, envolvendo sempre ?rg?os p?blicos e privados.

 

Em 17 de junho, houve audi?ncia no Minist?rio da Agricultura sobre o tema. Dentre os encaminhamentos estavam a??o conjunta entre Mapa, Fundecitrus e a Secretaria, ?rg?os de defesa agropecu?ria do Paran? e de Minas Gerais para combater, de forma integrada, a propaga??o do greening. Uma destas a?es ? o encontro desta segunda-feira.

 

A doen?a j? foi detectada, oficialmente, em 182 munic?pios paulistas. Desde o surgimento no Estado, mais de tr?s milh?es de ?rvores foram erradicadas. Cabe ao produtor, conforme instru??o normativa do Minist?rio (n? 32, de 2 de outubro de 2006), fazer as inspe?es e eliminar as plantas com sintomas do greening.

 

32. A inspe??o tem de ser realizada pelo menos uma vez por semestre e, a entrega, ocorrer no prazo de 15 dias no Escrit?rio de Defesa Agropecu?ria (EDA) da regi?o onde fica a propriedade. A vistoria do segundo semestre ? de 1? de julho a 31 de dezembro, com entrega dos relat?rios at? 15 de janeiro de 2009.

 

Servi?o:

Greening: encontro de representantes de ?rg?o de defesa agropecu?ria

Dia 21 de julho a partir das 14 horas

Local: Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria

Avenida Brasil, 2340 ? Jd. Chapad?o ? Campinas/SP

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 554
Total: 3.922.123
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/