- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Prevista quebra de 17% da safra de laranja.

23/07/2008

Relat?rio do USDA confirma queda da safra de S.Paulo.

 

Se confirmados os dados do relat?rio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a safra paulista de laranja ser? 17% menor este ano em rela??o ao ano-safra 2007/08, que chegou a 360 milh?es de caixas. A estimativa contrasta com a previs?o anunciada, em maio, pelo secret?rio estadual de Agricultura, Jo?o Sampaio, que calcula a safra em 368 milh?es de caixas.

Segundo an?lise do ?rg?o americano, uma das conseq??ncias ? a redu??o em 20% da produ??o de suco concentrado. A estiagem durante o inverno de 2007, durante o per?odo de florada seria o motivo da redu??o.

Produtores ? A previs?o do presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, ? ainda mais pessimista. Ele acredita que a produ??o possa ser inferir a 280 milh?es de caixas.

Viegas critica o m?todo usado pelo governo do estado para prever a quantidade de caixas de laranja, baseado na coleta de dados feito pelas delegacias agr?colas, sem infra-estrutura para checar a situa??o dos pomares.

O dirigente acrescenta ?s motiva?es da quebra os aumentos nos pre?os de derivados de petr?leo, fertilizantes, m?o-de-obra e insumos, que elevaram o custo da produ??o e impossibilitaram o disp?ndio de cuidados necess?rios para boa produtividade.

Sobre a previs?o do USDA, Viegas acha que pode gerar cen?rio positivo para as negocia?es dos contratos. ?Quem tiver paci?ncia poder? conseguir at? R$ 20 por caixa?, sugere o presidente.

Por?m, Viegas tem receio que nem todos os citricultores ag?entem um longo per?odo de negocia??o. Mesmo assim acha que os agricultores conseguiram at? R$ 17 por caixa, o que remunera o custo de produ??o, segundo c?lculos da Associtrus.

 

Ind?stria ? Abecitrus anuncia a queda de 8,75% nas exporta?es de suco da safra passada. A redu??o ? provocada pela produ??o menor na safra 2005/2006 em rela??o a 2006/2007, quando o setor comercializou 1,3 milh?es de toneladas, a segunda maior safra da hist?ria citr?cola. O recorde de embarques ocorreu na safra 2004/05, quando as exporta?es chegaram a 1,4 milh?o de toneladas.

As exporta?es do Brasil ca?ram muito em fun??o de uma redu??o expressiva, de quase 12%, nos embarques para a Uni?o Europ?ia, tradicionalmente, o maior importador do produto brasileiro. Tamb?m diminu?ram as vendas para pa?ses do Tratado Norte-Americano de Livre Com?rcio (Nafta), especialmente Estados Unidos, que comprou 242,3 mil toneladas, ante 247,2 mil, em 2006/07, quando o Brasil ainda aproveitou o efeito dos furac?es sobre os pomares da Fl?rida. As vendas para a ?sia foram menores em 2007/08 cerca de 15 mil toneladas em compara??o com 2006/07, fechando a temporada em 120 mil toneladas.

Para o Mercosul, as exporta?es saltaram de 2,5 mil toneladas para 4,8 mil toneladas, na compara??o de duas safras.

A Abecitrus prev? que o faturamento do setor poder? ficar abaixo de 2 bilh?es de d?lares.

 

Governo ? O secret?rio de Agricultura, Jo?o Sampaio, prefere n?o se manifestar sobre a previs?o do USDA.

O governo aguarda o fechamento dos dados colhidos pelo Instituto de Economia Agr?cola (IEA), que dever?o ser finalizados na pr?xima semana.

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 517
Total: 3.922.086
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/