- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Arrocho na citricultura une trabalhadores e citricultores.

11/08/2008

 

A t?nica da Manifesta??o foi o pre?o baixo pago pela caixa de laranja e o descaso que as ind?strias de suco de laranja t?m para com os produtores, colhedores e caminhoneiros.

 

O Fechamento da f?brica da Citrosuco em Mat?o e da ?opera??o tartaruga?, (libera??o diminuta de senhas para entrega de fruta por parte das ind?strias), gera desemprego e preju?zo a classe dos produtores, colhedores e caminhoneiros. Obrigando os produtores a entregarem sua safra nas f?bricas abertas, onde demandam mais custo e a incapacidade de colher rapidamente as frutas antes que caiam e apodre?am. 

 

A revolta ? geral e une at? aquilo que parecia ser imposs?vel, disse o l?der sindicalista H?lio Neves, Presidente da FERAESP - Federa??o dos Empregados Rurais Assalariados de S. Paulo, referindo-se aos trabalhadores e produtores reunidos no mesmo palanque. ?Esta uni?o inimagin?vel ? devido ao desrespeito generalizado que as ind?strias dispensam aos produtores e colhedores?, conclui Neves.

 

O Presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos, mostrou sua indigna??o com o desrespeito das ind?strias que levam a precariza??o da situa??o dos produtores. Culpou tamb?m o governo pelo descaso que faz da classe, que n?o defende os produtores do aumento dos custos dos defensivos, fertilizantes, diesel e da valoriza??o do Real, que achata o pre?o da caixa de laranja que ? atrelada ao d?lar.

 

O citricultor e conselheiro da Associtrus, Renato Queiroz, disse que a desuni?o entre os citricultores s? beneficia as ind?strias, que pagam mais para alguns e muito pouco para outros, criando desconfian?a. E assim concentram cada vez mais renda e tornam-se cada vez menos dependentes da produ??o dos pequenos e m?dios citricultores. ?A implanta??o de um mecanismo como o Consecitrus que regule o mercado ? essencial!?

 

O sindicalista Avelino Ant?nio da Cunha ? Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de It?polis fez um paralelo entre a riqueza das ind?strias e a situa??o prec?ria que se encontram nas propriedades dos citricultores. ?? vergonhosa a diferen?a que encontramos quando colhemos nas propriedades das ind?strias e quando colhemos de citricultores?. S? com uma remunera??o justa da caixa de laranja ? que ser? poss?vel remunerar dignamente os colhedores, que devido ? opera??o tartaruga muitos colhedores v?m recebendo R$35,00 ? quinzena.

 

O Vice Presidente da Associtrus, Douglas Kowarick, salientou que durante anos as ind?strias v?m construindo este cen?rio ben?fico para elas e que se quisermos criar uma situa??o onde haja equil?brio para Citricultores e trabalhadores, devemos iniciar agora esta constru??o e que deve ser pautada pela determina??o, coragem e organiza??o.

 

 

O Presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas finalizou dizendo que a manifesta??o era um marco importante pela uni?o da maior parte da cadeia produtiva e pela disposi??o de produtores, trabalhadores rurais e caminhoneiros de se manifestarem publicamente para que o descontentamento do setor chegue com maior clareza ?s institui?es.

Ficou patente que as industrias continuam a operar em conluio, combinado pre?os, dividindo os produtores, manipulando o mercado, subfaturando as exporta?es impondo enormes perdas ? economia dos munic?pios citr?colas, do estado e do pa?s. As perdas sociais s?o ainda mais graves pela redu??o dos empregos e aumento da concentra??o de renda.

As autoridades n?o podem se furtar a intervir politicamente para reequilibrar as for?as da cadeia, contendo a concentra??o e a verticaliza??o das industrias, tornando mais transparentes as informa?es, coibindo a carteliza??o e as fraudes que tem caracterizado a atua??o das industrias.     

 

Associtrus


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 931
Total: 3.922.500
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/