- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indústrias de suco compram menos laranja

13/08/2008

 

A Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus) e a Federa??o dos Empregados Rurais do Estado de S?o Paulo (Feraesp) denunciaram as ind?strias de suco, ontem (11), ao Minist?rio P?blico do Trabalho. Os l?deres das institui?es suspeitam que as ind?strias firmaram acordo para reduzir o recebimento da fruta em 50%. ?? uma esp?cie de opera??o tartaruga?, afirma H?lio Neves, presidente da Feraesp.

O presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, estranha que a redu??o aconte?a quando h? possibilidade de aumento no pre?o da caixa. Viegas contabiliza que com a redu??o da safra estimada em 30%, ocorreria a valoriza??o da fruta. ?Seria a hora do citricultor ganhar dinheiro?, argumenta o dirigente.

Neves tamb?m suspeita que a estrat?gia das ind?strias seja reduzir a oferta de suco concentrado para elevar a cota??o do produto no mercado internacional. ?Ningu?m admite, mas ? o que parece?, diz o sindicalista.

Neves e Viegas n?o concordam com a alega??o das empresas de que a redu??o ou a suspens?o tempor?ria da colheita (verificada em algumas ?reas) ocorrem por causa da estiagem que reduziu o volume da fruta pela perda de l?quido. ?J? passamos por secas piores e mesmo assim tinha colheita?, diz o representante dos trabalhadores.

Viegas tamb?m suspeita da pr?tica de cartel e sugere que a situa??o seja investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade).

Invi?vel ? 6. A Associtrus reivindica R$ 16.

Protesto ? No s?bado, produtores rurais de Taquaritinga distribu?ram laranjas na porta do Sindicato Rural daquela cidade em protesto contra a paralisa??o parcial da colheita e a desvaloriza??o do produto.

Segundo a Feraesp, em It?polis, nenhuma fruta ? colhida. ?Dois mil apanhadores est?o desesperados, sem receber h? semanas?, diz Neves, que tamb?m teria recebido den?ncias de que os sal?rios pagos eram inferiores ao m?nimo. ?? vergonhoso para um setor que concentra 80% da produ??o mundial de suco submeter colhedores e citricultores a tanta humilha??o, diz Neves, que estima em 20 mil o n?mero de trabalhadores parados em todo o Estado.

Feraesp e Associtrus querem que a responsabilidade da colheita seja transferida para as ind?strias.

Outro lado ? O presidente da Associa??o Brasileira de Exportadores de C?tricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, n?o foi encontrado. Segundo sua assessoria de imprensa, ele estaria ?incomunic?vel?.

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 384
Total: 3.920.621
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/