- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Combate a Greening dizima abelhas!

19/08/2008

Combate a praga da laranja dizima abelhas no interior de s?o paulo

 

 

?Excesso de inseticida causa fim de colm?ias, afirma bi?logo de universidade?

 

Veridiana Ribeiro - Da Folha Ribeir?o

 

 

em Boa Esperan?a do Sul e Brotas foi causado por excesso de inseticida. Malaspina estima que outras 3.300 colm?ias no Estado possam ter morrido neste ano devido aos agrot?xicos.

 

em mar?o. As abelhas mortas foram enviadas ao laborat?rio do AgroSafety Monitoramento Agr?cola, de Piracicaba, empresa desenvolvida na incubadora da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP.

 

De acordo com o laudo emitido pela empresa em 11 de abril, foi encontrada a propor??o de 0,04 miligrama por quilo da subst?ncia Tiamexotan nos insetos mortos, quando o tolerado pelo Minist?rio da Agricultura ? 0,01 mg/kg.

 

3 gramas por planta- ? seguro.

 

Uso indiscriminado

 

 

 

Marcos Tavolaro, de Brotas, perdeu 300 de suas 1.500 colm?ias h? tr?s meses.

 

 

 

A Secretaria de Estado da Agricultura confirmou ter recebido den?ncias sobre mortandade de abelhas, mas disse n?o ter constatado irregularidades nas cidades.

 

Fl?vio Viegas, presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores, disse n?o ter conhecimento sobre morte de abelhas decorrente do uso de agrot?xico em pomares de laranja de S?o Paulo. Afirmou que as den?ncias s?o s?rias e devem ser discutidas com o setor.

 

Constantino Zara Filho, da diretoria t?cnica da Associa??o Paulista dos Criadores de Abelhas Europ?ias Mel?ficas, estima que a produ??o de mel no pa?s fique entre 40 mil e 45 mil toneladas por ano.

 

 

Data Edi??o: 19/08/08   

Fonte: Folha de SP  


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 542
Total: 3.922.111
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/