- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Lá como cá a coisa tá feia!

22/08/2008

Ven?ncio relata abandono da Citricultura em Sergipe

Filho da regi?o Centro-Sul do Estado, o l?der da bancada de oposi??o na Assembl?ia Legislativa, deputado estadual Ven?ncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna no Grande Expediente, da sess?o desta quarta-feira (20) para relatar o abandono da Citricultura de Sergipe pelo governo do Estado.

?A situa??o da citricultura de Sergipe ? cr?tica! A regi?o Centro-Sul do nosso Estado ? composta por 14 munic?pio produtores de laranja. Em todo Sergipe s?o 49.764 hectares plantados, sendo que 48.048 destes est?o na regi?o Centro-Sul, que det?m 96,5% da ?rea de laranja. Ao todo s?o 12 mil citricultores e 8,4 mil deles s?o pequenos, com uma ?rea inferior a 10 hectares. Para completar s?o v?rios os problemas enfrentados naquela regi?o, seja com a comercializa??o, baixa produtividade, a ocorr?ncia de pragas e doen?as, al?m da dificuldade no cr?dito agr?cola?, comentou o l?der da oposi??o. 

Ven?ncio Fonseca deu continuidade ao seu pronunciamento dizendo que ?o programa de revitaliza??o da citricultura que havia sido implantado pelo governo passado acabou! Naquela regi?o foram investidos milh?es. Em 2004, por exemplo, foram comercializadas 780 mil mudas, 1.151 fam?lias foram atendidas e 2.663 hectares foram revitalizados; em 2005, foram vendidas 975 mil mudas, 1.960 fam?lias foram atendidas e 3.180 hectares foram revitalizados. J? em 2006, foram 1,031 milh?o de mudas vendidas, 2.518 fam?lias beneficiadas e 3.473 hectares revitalizados. No total foram 2,786 milh?es de mudas comercializadas, 5.629 fam?lias atendidas e 9.276 hectares revitalizados. Ou seja, o programa surgiu para dar vida a regi?o Centro-Sul e o governo passado procurou investir no pequeno produtor que ? a grande maioria. Lamentavelmente, o governo das mudan?as dizimou o programa?, alfinetou. 

?As mudas eram preparadas em viveiros telados, bem cuidadas e prontas para o plantio. Havia a erradica??o dos pomares, onde o produtor tinha direito a um trator, gratuitamente, para derrubar o laranjal velho e doentio. Quem fornecia este trator era o governo do Estado e isso n?o ocorre mais; assim como eram as mudas c?tricas que eram repassadas para os pequenos produtores. Hoje a ?nica coisa que ainda ? feita s?o as mudas do viveiro telado, mas assist?ncia t?cnica e o acompanhamento da Endagro acabou, assim como a capacita??o dos eventos. At? o governo do Estado disse que compraria um milh?o de mudas e j? reduziu o n?mero para 600 mil?, reclamou Ven?ncio.

O l?der da oposi??o ainda acrescentou dizendo que ?a citricultura foi respons?vel pela gera??o de mais de 100 mil empregos. Hoje este ?ndice caiu para menos de 50 mil. O ex-prefeito de Boquim, Jos? Trindade, meu advers?rio pol?tico e que ? um engenheiro agr?nomo, concedeu uma entrevista no ?ltimo final de semana quando afirma que o pequeno produtor est? expelido do sistema, que o governo de Marcelo Deda (PT) est? equivocado, quando distribui as mudas, mas n?o faz pesquisas?, citou.

Luiza Ribeiro ? Em aparte, a tamb?m deputada Luiza Ribeiro (PTdoB) colocou que ?eu fui testemunha do governo passado, atrav?s do Pronese, quando o governo de Jo?o Alves Filho (DEM), atrav?s das associa?es, se somava ajudando com as mudas, o trator, o adubo e um t?cnico acompanhando. Os produtores realmente revitalizam seus s?tios. Hoje, apesar de o governo do Estado dar as mudas pela metade do pre?o, os pequenos agricultores est?o sem condi?es. Um pessoa que tem cinco hectares, se n?o tiver ajuda do governo, n?o tem condi?es de sobreviver da terra. Pe?o ao governo atual que reveja este situa??o da citricultura que realmente ? cr?tica?, disse.

Em seguida, Luiza Ribeiro fez uma den?ncia grave contra o tamb?m deputado Valmir Monteiro (PSC). ?Se o projeto estava bom, deveria ser mantido; se n?o estava, ele deveria ser melhorado. Lamento muito que neste programa tamb?m englobou pessoas de m? f? que pegaram o dinheiro no munic?pio de Lagarto. Certas associa?es, ligadas a um deputado (Valmir Monteiro), receberam o dinheiro para comprar o adubo e n?o o fizeram. Compraram sim uma tal de raspa de mandioca. Estas associa?es deveriam ser punidas, e n?o o governo atual simplesmente acabar com o projeto. Eu denunciei isso na ?poca, assim como uma emissora de r?dio de Lagarto?, denunciou.

Fonte: Habacuque Villacorte, Ag?ncia Alese


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 611
Total: 3.923.116
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/