- Quarta-Feira 17 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Abelhas envenenadas

25/08/2008

O combate ao amarel?o, doen?a que ataca os pomares de laranja, est? prejudicando a cria??o de abelhas em S?o Paulo.

A florada da laranjeira ? sempre bem-vinda para os criadores de abelha. Os irm?os N?rcio e Newton Parise t?m 30 api?rios, mas n?o est?o satisfeitos com o que t?m encontrado nas colm?ias.

Pelas contas deles, a queda na produ??o ? de, pelo menos, sessenta por cento. Um preju?zo estimado em R$ 70 mil. Em 20 anos de atividade, os irm?os nunca tinham visto uma mortandade t?o grande de abelhas.

A situa??o era ruim em Abril. Os produtores contam que tudo ocorreu depois de uma pulveriza??o a?rea nos laranjais vizinhos. Parte foi recolhida e enviada para pesquisadores da Unesp de Rio Claro, que tamb?m receberam sete amostras de outras regi?es do Estado. Duas apresentaram o princ?pio ativo do inseticida usado no combate ao psil?deo, transmissor do amarel?o. Uma delas era a enviada pelos produtores de mel de Brotas.

?Nas amostras que deram positivo, para os dois casos, a quantidade de inseticida que tinha nas abelhas era maior do que o permitido por lei?, explicou Osmar Malaspina, bi?logo da Unesp.

?De um jeito fiquei aliviado e de outro fiquei triste porque o veneno est? matando. Eles t?m que abrir os olhos. Agora, como faz? Eles est?o nos prejudicando e matando nossas abelhas. Isso n?o pode. Todo mundo precisa viver?, reclamou N?rcio.

O presidente da Associtrus, entidade que re?ne 1,2 mil citricultores, afirma que ? importante o combate ao vetor da doen?a, mas condena a pulveriza??o a?rea. ?Dever?amos coibir esse tipo de aplica??o, que ?, realmente, indiscriminada e que provoca problemas desse tipo e outros problemas de desequil?brio biol?gico muito graves?, disse Fl?vio Viegas.

Segundo a Associa??o Paulista de Apicultores, quinze criadores foram prejudicados.

Fonte: Globo Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 456
Total: 3.917.357
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/