- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Algum pode falar de prazo mais longo?

02/09/2008

CITROS - Paulo Sader
A tempestade tropical Fay provou que n?o precisa ser furac?o pra ser mau. Os produtores de citros da Fl?rida, parece, rezaram demais por chuva. Se os ventos n?o foram suficientes para derrubar muitos frutos da pr?xima colheita, e menos ainda para arrancar ?rvores, como ocorre em passagens de furac?es, a imers?o de laranjeiras num terreno plano e mal drenado, pode ser fonte de transtornos para alguns citricultores.
Para sair do sobe e desce do curt?ssimo prazo da ICE Futures, e tentar pensar um pouco mais longamente no tempo, lembramos que uma grande amea?a aos pomares americanos, neste momento, volta a ser o cancro c?trico. Umidade e ventos fortes formam o ambiente ideal para a doen?a se espalhar e desenvolver.
Se estamos aguardando dados sobre o n?mero de ?rvores produtivas na Fl?rida por causa do greening, n?o poder?amos, logo ap?s a publica??o, dar um desconto a mais por causa dos casos de cancro que ocorrer?o at? o ano que vem?
A mais recente tempestade, Gustav, parece n?o amea?ar produtores como furac?o, mas faz chover em ?reas j? bem molhadas. As avalia?es e expectativas de curto prazo dos investidores fizeram, entretanto, com que os pre?os do FCOJ para novembro recuassem, ontem, um pouco, ao pre?o de US$1,124/lb.
O mercado interno n?o sustentou o movimentozinho extra que ensaiou ?s v?speras do ?ltimo post. J? rumamos para o fim do m?s e os pre?os se mantiveram, bem assim o fluxo de laranja que n?o se alterou.
O recente decreto federal 6514, sobre crimes ambientais, agitou o agroneg?cio. Preso ao dia a dia dos seus afazeres e sem lideran?as legitimadas, as cadeias produtivas s? reagem, n?o conseguem se antecipar e propor alternativas, evitando os problemas. Foi assim, no Estado de SP, ao final do governo Lembo, est? sendo assim agora. O ministro, agora, compromete-se a corrigir os excessos do decreto, sob os aplausos dos agricultores.
Os olhos de todos se voltam, no momento, para os desdobramentos da decis?o da Justi?a do Trabalho de Taquaritinga/SP que, por tutela antecipada, imp?e ?s ind?strias de suco a retomada das colheitas interrompidas h? semanas atr?s em raz?o da baixa qualidade da fruta para moagem.
Se n?o causa propriamente inveja, faz pensar, a tranq?ilidade com que se busca a harmonia, descrita pelo artigo conjunto no O Estado de S?o Paulo, 27/08, dos presidentes da ?NICA e da FERAESP, em que se prop?em mecanismos graduais, e fruto do debate leal, para atingir a sustentabilidade econ?mica, ambiental e social. Buscam melhorar as condi?es de cada elo do setor e a prote??o dos seus flancos do incessante fustigar das batalhas comerciais, por parte dos consumidores e concorrentes estrangeiros. Para o produtor rural, d?o regras claras, sem d?bias interpreta?es, que, assim, ser?o cumpridas! Antecipam-se ? a??o dos governos.
Encontrar o nosso caminho ? condi??o de sobreviv?ncia na citricultura. ? resistir ? tenta??o de mudar de cultura.

Fonte: http://www.agroblog.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 758
Total: 3.918.200
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/