- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Colheita da safra de laranja de SP ganha ritmo tardiamente

11/09/2008

Roberto Samora ? Reuters

S?o Paulo - A colheita da safra de laranja no Estado de S?o Paulo, o principal produtor do Brasil, come?ou a ganhar ritmo apenas neste m?s, tardiamente em rela??o aos anos anteriores, confirmando previs?es de analistas que anteviram os efeitos do clima irregular no ano passado.

Em agosto, quando a colheita j? deveria estar a pleno vapor, algumas ind?strias paulistas suspenderam o processamento da laranja ou diminu?ram o ritmo de trabalho, em fun??o da safra tardia --as variedades mais apreciadas pelas processadoras s? agora est?o chegando ao mercado.

As empresas do Estado respondem por quase a totalidade da exporta??o de suco de laranja do Brasil, o maior exportador mundial da commodity.

Analistas ressaltaram ainda que a mesma irregularidade nas chuvas do ano passado, que resultou no atraso na colheita, tamb?m coloca em xeque a produtividade dos pomares, ? medida que se desenvolvem os trabalhos.

em Economia Aplicada.

40,8 kg).

Havia a expectativa de que a segunda previs?o da safra fosse divulgada na semana que vem, mas ainda faltam ser amostrados pomares situados em propriedades das ind?strias, segundo o governo paulista.

Fontes do mercado esperam que a previs?o oficial de safra, que aponta um n?mero levemente superior ao da temporada passada (365,8 milh?es de caixas), seja reduzida para perto do que estimam os analistas e mesmo os produtores.

Segundo Viegas, essa produtividade, que tem base na m?dia hist?rica, ainda n?o considera a quebra esperada em fun??o dos problemas clim?ticos.

NFC

O atraso na safra das variedades mais apreciadas pela ind?stria tamb?m prejudica o setor, que cada vez mais tem exportado o suco n?o-concentrado (NFC, na sigla em ingl?s), um produto que demanda uma fruta com caracter?sticas espec?ficas.

Fonte: Estad?o


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 754
Total: 3.919.964
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/