- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultura movimenta R$ 9 bilhes por ano.

22/09/2008

Publicado em 18/09/2008

Como maior produtor e exportador de laranja do mundo, a citricultura brasileira ? um dos setores mais competitivos do agroneg?cio mundial. Apesar de estar relacionado ? expans?o dos pomares e ao desenvolvimento do setor industrial, a rela??o entre essas duas partes de um todo ainda ? associada ? conflitos contatuais.

Com 40% da produ??o da fruta em escala global, e 60% da produ??o do suco de laranja, a agroind?stria c?trica movimenta R$ 9 bilh?es por ano. ? A ind?stria tem um grande investimento feito nisso e ela precisa de mat?ria-prima. E, provavelmente, ela vai reagir a esta situa??o ? afirma Flavio Viegas, presidente da Associtrus.

Viegas, presidente da associa??o que representa os produtores, se refere ao momento em que vive o setor e ao desafio de resolver um dos maiores problemas sanit?rios dos pomares nos ?ltimos tempos: a infesta??o do greening. Al?m disso, diz Viegas, a rela??o dos citricultores com a ind?stria, nada amistosa, ? outro problema para o setor.

? Muito complicada [a situa??o], porque a ind?stria ? concentrada. Quatro empresas que est?o trabalhando em harmonia e em conjunto, impondo condi?es contratuais que n?o cobrem os custos de produ??o do produtor e isto est? dissimulando os produtores tradicionais, e ela mesma est? implementando seus pomares, tendo sua produ??o e ganhando mais for?a para impor condi?es dif?ceis para o produtor. H? um grande des?nimo na citricultura.

O consultor de mercado Mauricio Mendes chama isso de "verticaliza??o da ind?stria". Trata-se de uma estrat?gia de prote??o, caso os citricultores n?o plantem mais, de acordo com ele.
? Eu acredito que em pouco tempo a ind?stria j? tenha 40% do que ela vai moer. N?o da produ??o total, uma parte disso vai para o mercado interno, mas da produ??o que ela vai industrializar. Isso, a longo prazo, n?o ? bom pra citricultura, porque ? necess?rio que haja uma rela??o de for?as entre os principais elos da cadeia, ou seja, da produ??o e da industrializa??o.

A primeira f?brica de sucos no Brasil foi instalada em Araraquara, em S?o Paulo, em 1963. Pouco tempo depois, com os investimemntos do setor industrial, ? que come?ou a expans?o dos pomares paulistas. E foi a? que come?ou tamb?m esta rela??o, que se mant?m um tanto conturbada com os fornecedores de mat?ria-prima, os citricultores.

1980. A rela??o entre fornecedor e comprador come?ou a esquentar com den?ncias de forma??o de cartel pela ind?stria.

A ?ltima resultou numa opera??o da Pol?cia Federal em janeiro de 2006, quando foram apreendidos documentos das principais processadoras de suco de laranja do pa?s. A a??o ficou conhecida como Opera??o Fanta. At? hoje, os documentos n?o foram analisados e o processo de den?ncia ainda n?o foi conclu?do.

Autor:Rafael Moraes

Cr?dito:Canal Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 755
Total: 3.918.197
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/