- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cuidados com os citros devem ser mantido durante todo o ano.

25/09/2008

A pauta da vez no que se trata do cultivo de citros ? a aten??o que deve ser dada aos cuidados na planta??o e a manuten??o da sanidade dos pomares. Al?m do j? conhecido greening ? necess?rio que se atente para a podrid?o-floral-dos-citros (PFC), que principalmente nessa ?poca do ano deve ter um tratamento preventivo com fungicida feito de maneira rigorosa. E a podrid?o negra tamb?m deve estar dentro da faixa de cuidados do citricultor.

A podrid?o floral, causada pelo fungo Colletotrichum acutatum, acomete laranjas doces, lim?es e limas ?cidas. Sua maior ocorr?ncia na flora??o deve-se ao aumento das chuvas, fato que facilita a germina??o dos esporos e a sua prolifera??o. Conhecida tamb?m por ?estrelinha?, nome que identifica o formato adquirido pelos c?lices e ped?nculos fortemente aderidos aos ramos e com uma estrutura dilatada, a doen?a afeta o tecido das flores e provoca a queda precoce dos frutos.

No caso da podrid?o negra ou Altenaria Citri, al?m da queda dos frutos jovens, h? desfolhas e secagem dos ramos. Mais comum em tangerinas, ocorre durante todos os est?gios de crescimento da fruta. As altera?es observadas nas folhas e nos ramos s?o pequenas manchas escuras, rodeadas por um halo amarelado. Nos frutos, as les?es s?o manchas necr?ticas escuras, que podem variar de tamanho e, ainda, com centro corticoso e saliente.

A pr?tica do manejo preventivo com fungicidas ? de extrema import?ncia para o controle e erradica??o de ambas as doen?as. Esse tipo de tratamento possibilita prote??o e sanidade da planta durante todo o ciclo do pomar. Aduba??o equilibrada, ro?adeiras ecol?gicas e poda tamb?m devem fazer parte do quadro de a?es tomadas pelo citricultor em conjunto com a aplica??o de fungicidas, assim como a irriga??o, pois se feita com o intuito de antecipar a flora??o objetiva ? uniformiza??o do pomar e a florada na ?poca seca do ano, momento de menor incid?ncia da doen?a.

Autor:Rafael Moraes
Fonte: http://www.agrolink.com.br/

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 372
Total: 3.917.814
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/