- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Carta do Z agricultor para o Luis da cidade.

26/11/2008
Luis,
Quanto tempo. Sou o Z?, seu colega de gin?sio, que chegava sempre atrasado, pois a Kombi que pegava no ponto perto do s?tio atrasava um pouco. Lembra, n?, o do sapato sujo. A professora nunca entendeu que tinha de caminhar 4 km at? o ponto da Kombi na ida e volta e o sapato sujava.
Lembra? Se n?o, sou o Z? com sono... he he. A Kombi parava ?s onze da noite no ponto de volta, e com a caminhada eu ia dormi l? pela uma, e o pai precisava de ajuda para ordenh? as vaca ?s 5h30 toda manh?. Dava um sono... Agora lembra, n? Luis?!
Pois ?. T? pensando em mud? a? com voc?. N?o que seja ruim o s?tio, aqui ? uma maravilha. Mato, passarinho, ar bom. S? que acho que t? estragando a vida de voc? Luis, e de teus amigos ai na cidade. T? vendo todo mundo fala que n?is da agricultura estamo destruindo o meio ambiente.
Veja s?. O sitio do pai, que agora ? meu (n?o te contei, ele morreu e tive que par? de estuda) fica s? a meia hora ai da Capital, e depois dos 4 km a p?, s? mais 10 minutos da sede do munic?pio. Mas continuo sem Luz porque os Poste n?o podem passar por uma tal de APPA que criaram aqui. A ?gua vem do po?o, uma maravilha, mas um homem veio e fal? que tenho que faz? uma outorga e pag? uma taxa de uso, porque a ?gua vai acab?. Se fal? deve ser verdade.
Pra ajud? com as 12 vaca de leite (o pai se foi, n?...) contratei o Juca, filho do vizinho, carteira assinada, sal?rio m?nimo, morava no fundo de casa, comia com a gente, tudo de b?o. Mas tamb?m veio outro homem aqui, e fal? que se o Juca fosse ordenh? as 5:30 tinha que recebe mais, e n?o podia trabalha no s?bado e domingo (mas as vaca n?o param de faz? leite no fim de semana...).
Tamb?m visit? a casinha dele, e disse que o beliche tava 2 cm menor do que devia, e a l?mpada (tenho gerador, n?o te contei!) que estava em cima do fog?o era do tipo que se esquentasse podia explodi (n?o entendi?). A comida que n?is fazia junto tinha que faz? parte do sal?rio dele. Bom, Luis tive que pedi pro Juca volt? pra casa, desempregado, mas protegido agora pelo tal homem. S? que acho que n?o deu certo, soube depois que foi preso na cidade roubando comida. Do tal homem que veio proteg? ele, n?o sei se tava junto.
Na Capital tamb?m ? assim n?, Luis? Tua empregada vai pra uma casa boa toda noite, de carro, tranquila. Voc? n?o deixa ela mor? nas tal favela, ou beira de rio, porque sen?o te multam ou o homem vai a? mandar voc? dar casa boa, e um mont?o de outras coisa. ? tudo igual a? n??
Mas agora, eu e a Maria (lembra dela? pois casei com ela) fazemo a ordenha as 5:30, levamo o leite de carro?a at? onde era o ponto da Kombi, e a cooperativa pega todo dia, isso se n?o chov?. Se chov? perco o leite e d? pros porco.T? que o Juca fez economia pra n?is, pois antes me sobrava s? um sal?rio por m?s, e agora eu e Maria temos sobrado dois sal?rio por m?s. Melhor?. Os porco n?o, pois tamb?m veio outro homem e disse que a distancia da pocilga com o rio n?o podia ser 20 metro e tinha que derrub? tudo e faz? a 30 metro. Tamb?m coloc? umas coisa pra proteg? o rio.
Achei que ele tava certo e disse que ia faz?, mas que sozinho ia demor? uns trinta dia, s? que mesmo assim ele me mult?, e pra pag? vendi os porco e a pocilga, e fiquei s? com as vaca. O promotor disse que desta vez por este crime n?o vai me prend?, e fez eu d? cesta b?sica pro orfanato. ? Luis, a? quando voc?s sujam o rio tamb?m paga multa, n?? Agora a ?gua do po?o eu posso pag?, mas t? preocupado com a ?gua do rio. Todo o rio aqui deve ser como na tua cidade Luis, protegido, tem mato dos dois lado, as vaca n?o chegam nele, n?o tem eros?o, a pocilga acab? .... S? que algo t? errado, pois o rio fede e a ?gua ? preta e j? subi o rio at? a divisa da Capital, e ele vem todo sujo e fedendo a? da tua terra. Mas voc?s n?o fazem isto, n? Luis? Pois aqui a multa ? grande, e d? pris?o.
Cort? ?rvore ent?o, vige! Tinha uma ?rvore grande aqui no s?tio que murch? e ia morr?, ent?o pensei eu de tir?, aproveit? a madeira, pois at? podia cair em cima da casa. Como ningu?m respondeu a? do escrit?rio que fui, pedi na Capital (n?o tem aqui n?o), depois de uns 8 meses, quando a ?rvore morreu e tava apodrecendo, resolvi derrubar, e veja Luis, no dia seguinte j? tinha um fiscal aqui e levei uma multa. Acho que desta vez v?o me prend?.
T? preocupado Luis, pois no radio deu que a nova Lei vai d? multa de 500,00 a 20.000,00 por hectare e por dia da propriedade que tenha algo errado por aqui. Calculei por 500,00 e vi que perco o sitio em uma semana. Ent?o ? melhor vend?, e ir mor? onde todo mundo cuida da ecologia, pois n?o tem multa a?. Tem luz, carro, comida, rio limpo. Olha, n?o quero faz? nada errado, s? falei das coisa por ter certeza que a Lei ? pra todos n?is.
E vou morar com vc, Luis. Mais fique tranq?ilo, vou us? o dinheiro primero pra compr? aquela coisa branca, a geladeira, que aqui no sitio eu encho com tudo que produzo na ro?a, no pomar, com as vaquinha, e a? na cidade diz que ? f?cil, ? s? abri e a comida t? l?, prontinha, fresquinha, sem precis? de n?is, os criminoso aqui da ro?a.
At? Luis. Ah, desculpe Luis, n?o pude mandar a carta com papel reciclado pois n?o existe por aqui, mas n?o conte at? eu vend? o sitio.
(Todos os fatos e situa?es de multas e exig?ncias s?o baseados em dados verdadeiros. A s?tira n?o visa atenuar responsabilidades, mas alertar o quanto o tratamento ambiental ? desiqual e discricion?rio entre o meio rural e o meio urbano.)
* ? engenheiro florestal, especialista em direito socioambiental e empres?rio, diretor de Parques Nacionais e Reservas do IBDF/IBAMA 88/89, deputado federal desde 1989, e detentor do 1? Pr?mio Nacional de Ecologia.

Luciano Pizzatto (*)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 576
Total: 3.910.568
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/