- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultores acusam indstria de deixar de cumprir contrato.

27/11/2008
Bras?lia, 27 - O presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus), Fl?vio Viegas, disse que a Citrovita, que pertence ao Grupo Votorantim, est? deixando de cumprir contratos de compra da laranja. De acordo com ele, a empresa, que compra antecipadamente a produ??o com base em estimativa de colheita, informou aos produtores que s? vai comprar o que foi estimado. O problema, segundo Viegas, ? que, ao estimar volume de produ??o de um pomar, as empresas fazem previs?o para baixo, considerando poss?veis perdas na safra, como as provocadas por clima, por exemplo. Viegas esteve hoje reunido, em Bras?lia, com o novo presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade), Arthur Badin.

O presidente da Associtrus acrescentou que a participa??o da Citrovita no mercado de suco concentrado de citros ? de cerca de 20%. S?o Paulo, principal p?lo produtor, tem safra estimada em 306 milh?es de caixas de 40,8 quilos, de acordo com levantamento da ind?stria. Os produtores acreditam, no entanto, que a produ??o pode ser bem menor. Na avalia??o dos citricultores, a produ??o pode n?o alcan?ar 280 milh?es de caixas.

Para Viegas, se a estimativa da ind?stria estivesse certa, n?o haveria motivos para o pre?o da fruta estar t?o baixo. Em S?o Paulo, o pre?o de comercializa??o da caixa ? de cerca de R$ 7,00, em compara??o com custo de produ??o da ordem de R$ 17,00 a caixa. Al?m da Citrovita, atuam no mercado de suco concentrado de laranja a Coinbra, a Cutrale e a Citrosuco.

Um processo de investiga??o por forma??o de cartel, movido pelos produtores de laranja contra a ind?stria, corre na Secretaria de Desenvolvimento Econ?mico (SDE). Na reuni?o de hoje, o representante dos produtores pediu agilidade no processo, que ainda n?o chegou ao Cade, lembrou Viega.

Os produtores defendem que haja desmembramento do processo e argumentam que os documentos obtidos junto ? Coinbra j? s?o suficientes para comprovar a pr?tica irregular de com?rcio. As outras empresas buscaram a Justi?a para impedir o acesso a documentos.

Na reuni?o, a Associtrus tamb?m informou que n?o ? contr?ria a um acordo entre os produtores e a ind?stria para for fim ?s discuss?es sobre a comercializa??o da fruta. "Somos favor?veis a um acordo que seja franco e que proteja os produtores", afirmou Viegas. J? houve diversas tentativas de acordo no passado, mas elas foram frustradas.

(Fab?ola Salvador)

Fonte: Ag?ncia Estado


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 434
Total: 3.918.832
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/