- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Em Sergipe a Citricultura têm apoio do Governo.

01/12/2008

Foi encerrada no domingo, 23, a 40? Festa da Laranja,  no Parque C?tricola, em Boquim, reunindo produtores e populares da Regi?o Centro do Estado, empres?rios e t?cnicos. O evento que foi aberto dia 21,   realizado pela Prefeitura Municipal, contou com o patroc?nio do Governo do Estado atrav?s da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agr?rio (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecu?rio de Sergipe (Emdagro).

Durante tr?s dias, a Festa da Laranja oportunizou uma programa??o variada, com shows, feira do produtor, premia?es, destacando-se o 37? Dia do Citricultor, quando foi discutido o tem?rio ?Organiza??o do Produtor ? O caminho do Desenvolvimento e Sustentabilidade?, realiza??o da Seagri atrav?s da Emdagro, com a participa??o dos painelistas: Fl?vio Pinto Viegas, Presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus); Abel da Silva Guimar?es, Assessor da Diretoria da Cooperativa Pindorama, de Alagoas; e Moacir Resende, Presidente da Cooperativa de Criadores e Agricultores Uni?o, de Porto da Folha.

O Secret?rio da Agricultura, Paulo Viana, abriu o evento, representando o governador Marcelo Deda, externando a confian?a do governo no processo de consolida??o da citricultura. Ele exortou os agricultores para a necessidade de uma tomada de posi??o no sentido organizacional, como alternativa ?nica para viabilizar o com?rcio da citricultura, ter voz altiva para conseguir pre?os compat?veis co  o custo da produ??o e buscar novos mercados, al?m de estabelecer direcionamentos t?cnicos para a diversifica??o de culturas na regi?o.


O Prefeito Pedro Barbosa agradeceu a presen?a de todos e elogiou o interesse dos produtores, tendo reafirmado ser preciso fortalecer a assist?ncia t?cnica pelas liga?es de quem produz  e a necessidade de maiores e atualizados conhecimentos.


ORGANIZA??O DO PRODUTOR


A Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento, Rose Ponde, mostrou em n?meros o que ? poss?vel realizar com os produtores vinculados a uma associa??o ou cooperativa. Ela fez uma digress?o sobre os resultados conseguidos e a perspectiva de outras parcerias na propor??o que se efetive de forma mais pr?tica, a organiza??o dos agricultores, oportunizando maiores e melhores neg?cios com a agricultura familiar. ?N?o teremos pol?ticas estruturais se n?o houver  organiza??o dos produtores?, reafirmou.


O Presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas fez um relato sobre a situa??o da citricultura no Brasil e  no exterior, e enfatizou fortemene a quest?o que envolve a organiza??o do produtor. Ele resumiu numa frase toda a preocupa??o que os diversos setores devem ter, quanto ao sentido organizacional, afirmando ?o segmento n?o organizado transfere renda para os segmentos organizados?.


O Assessor da diretoria da Cooperativa Pindorama, de Alagoas, Abel Guimar?es, fez uma digress?o sobre os passos daquela unidade associativa, ressaltando que a cooperativa, como todo trabalho envolvendo a cadeia produtiva, ? fruto da organiza??o.


Moacir Resende, presidente da Cooperativa Uni?o, de Porto da Folha, Sergipe, mostrou os passos que transformaram um sonho de 32 produtores, em realidade, onde o processo de organiza??o foi condi??o para o sucesso que representa hoje para os associados. Ele frizou o d?bito que a cooperativa tem para com a Emdagro, que foi fundamental para a estrutura??o da entidade. ?Hoje pagamos R$ 0,70  pelo litro do leite, aos produtores  na propriedade, temos 16 funcion?rios e estamos no mercado criando emprego e renda, tudo isso conseguido pela organiza??o?.


O Prefeito Pedro Barbosa anunciou as premia?es a citricultores que se destacaram  em suas propriedades e foram selecionados pela Emdagro, a exemplo de Josias Santos de Carvalho, classificado como o Citricultor de 2008, enquanto Nivaldo Ara?jo, mereceu o t?tulo de Viveirista do Ano.


O Governador esteve na abertura da Festa da laranja, dia 21 ? noite, oportunidade que visitou a exposi??o de produtos citr?colas e pode conferir o trabalho dos citricultores sergipanos. Ladeado pelo Prefeito Pedro Barbosa, Marcelo Deda


Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agr?rio de Sergipe


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 611
Total: 3.923.116
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/