- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


As prioridades do campo para 2009

18/12/2008

em Rio Preto, nos dias 11 e 12 de dezembro. Presen?a do chefe da Casa da Agricultura de Bebedouro, Walkmar Brasil de Souza Pinto. Debatidos assuntos relacionados ?s novas administra?es municipais, ao papel das lideran?as rurais, dos membros de conselhos da Agricultura, dos agr?nomos, dos t?cnicos e dos coordenadores de ?rg?os governamentais ligados ao setor.

Para sistematizar as discuss?es, os participantes foram distribu?dos em grupos para levantamento das necessidades e elei??o das prioridades apresentadas ? secretaria.

Debates ? Walkmar Brasil disse que em seu grupo foi discutida a verdadeira fun??o dos conselhos municipais da Agricultura. ?O ideal ? que os presidentes sejam escolhidos sem a inger?ncia da parte governamental?, sugere. Ele se baseou em experi?ncias de regi?es em que a escolha de um presidente mais identificado com a sociedade resultou em isen??o para lutar pelas reivindica?es do setor produtivo. Um exemplo ? Bebedouro, onde o presidente do Conselho da Agricultura, Jos? Osvaldo Junqueira Franco (titular do Sindicato Rural), atua com conhecimento de causa, para equacionar os interesses da classe e para levar ao conhecimento da secretaria.

2008, a secretaria liberou para o munic?pio, via Nossa Caixa, R$ 8 milh?es, para aquisi??o de mudas de citros. ?Os agricultores n?o tinham dinheiro para a substitui??o das ?rvores velhas de seus pomares?, relata.

Crise financeira ? Walkmar Brasil diz que a preocupa??o do secret?rio da Agricultura, Jo?o Sampaio, ? com os efeitos da recess?o sobre a cadeia produtiva rural, que pode ser penalizada com a falta de recursos para custeio.

Em palestra, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, fez uma an?lise dos reflexos da crise no campo. ?Ele ? solicitado em muitos pa?ses para dar consultoria sobre gest?o agr?cola?, afirma Walkmar Brasil.

Governo ? Em entrevista ? Gazeta, o secret?rio Jo?o Sampaio classifica como ?importante a opini?o dos produtores porque, muitas vezes, as pol?ticas p?blicas n?o atendem ?s realidades regionais. O encontro de Rio Preto serviu para isso: nos baliza para a a??o p?blica, nos guia da melhor forma poss?vel, com o parecer de quem realmente conhece os percal?os da produ??o na sua regi?o?, conclui.

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1102
Total: 3.907.565
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/