- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


SP: SAFRA DE LARANJA PARA INDSTRIA APONTA 306 MILHES DE CAIXAS

18/12/2008

Ap?s revis?o dos n?meros para a safra agr?cola de laranja 2007/2008 e safra industrial 2008/2009, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo informa uma produ??o de 306 milh?es de caixas (40,8 quilos) destinadas ? ind?stria e de 54 milh?es de caixas (40,8 quilos) para mesa.

Esses resultados foram obtidos por meio de m?todo subjetivo, que consiste nas informa?es fornecidas pelos t?cnicos das casas de agricultura de cada um dos 645 munic?pios do Estado de S?o Paulo (?censo de munic?pios?).

Da primeira divulga??o, ocorrida em maio de 2008, houve esfor?o complementar dos t?cnicos e pesquisadores das institui?es envolvidas - Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati) - para dirimir as d?vidas que surgiram ? ?poca sobre a conformidade das estimativas com a realidade no campo. Os entendimentos sobre a unidade de produ??o declarada (peso da caixa) e de produ??o exclusiva de laranja (e n?o de citros) foram os fatores explicativos das diferen?as entre os dois resultados estimados.

Al?m da an?lise de consist?ncia para as informa?es subjetivas, foi realizado um levantamento amostral (m?todo objetivo) que, infelizmente, n?o pode ser validado quanto aos resultados obtidos, devido ? recusa de 28,7% das unidades de produ??o agropecu?ria (UPAs). Dada a import?ncia dessas UPAs na composi??o da produ??o paulista, mostrou-se invi?vel a ado??o dessa metodologia.

em produ??o. Esses n?meros evidenciam a migra??o geogr?fica da laranja para o sul do Estado, com a regi?o de Avar? ocupando o primeiro lugar com 5,4 milh?es de novas plantas, seguida por Bauru e Botucatu.

A influ?ncia do greening nos pomares paulistas voltados para a ind?stria fica explicita tamb?m no rendimento m?dio por p?. A regi?o de Araraquara, uma das mais afetadas, apresenta o menor rendimento de caixa/p? com 1,36, sendo a m?dia estadual 1,88. Nas ?reas novas, esse n?mero chega a 2,24 em Avar? e 1,99 em Botucatu.

Observa??o - A safra agr?cola inicia-se em outubro de um ano, com a florada, e vai at? fevereiro, quando come?a o aparecimento dos frutos (?poca ideal para fazer a estimativa de produ??o). A safra industrial (colheita) vai de junho a dezembro. Dependendo da variedade, clima e recebimento pela ind?stria, pode ir at? janeiro.

INFORMA??ES:

Assessoria de Comunica??o

Tel.: 11 5067-0069

Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimar?es

www.agricultura.sp.gov.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1400
Total: 3.911.392
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/