- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


SP: governo insiste em safra de 360 milhões caixas em 2008/2009

19/12/2008

O Instituto de Economia Agr?cola (IEA), vinculado ? Secretaria da Agricultura de S?o Paulo, ajustou para baixo, de forma inexpressiva, sua previs?o para a produ??o de laranja do Estado nesta temporada 2008/2009. Segundo levantamento divulgado pelo IEA, a safra render? 360 milh?es de caixas de 40,8 quilos, 2,2% menos que o inicialmente estimado e 1,6% abaixo do patamar registrado no ciclo anterior (2007/2008), que, segundo os c?lculos do IEA, rendeu 365,8 milh?es de caixas. A Secretaria de Agricultura do Estado de S?o Paulo divulgou que a produ??o da safra estadual de laranja 2008/2009 ? de 360 milh?es de caixas de 40,8 quilos, insistindo, portanto, que n?o h? quebras, conforma j? apontado insistentemente por produtores e consultores do setor, que apontam um volume entre 280 e 300 milh?es de caixas de 40,8 quilos. Do total projetado pelo governo paulista, 306 milh?es de caixas de 40,8 quilos s?o destinadas ? ind?stria de suco de laranja e 54 milh?es de caixas de 40,8 quilos para o consumo in natura. Os dados do governo paulista apontam uma redu??o de apenas 2,2% em rela??o ? primeira estimativa, de 368,2 milh?es de caixas de 40,8 quilos, divulgada em maio deste ano. Em maio passado, o governo avaliou que a laranja processada ficaria entre 288 e 308 milh?es de caixas de 40,8 quilos e o consumo in natura poderia variar de 60 a 80 milh?es de caixas de 40,8 quilos. Para a Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus), a safra atual deveria ser de cerca de 260 milh?es de caixas, considerando a movimenta??o no parque industrial. O n?mero varia conforme a entidade representativa e a tend?ncia ? que assim continue enquanto todo o setor n?o chegar a um denominador comum.

A Secretaria de Agricultura do Estado de S?o Paulo informou que o levantamento amostral realizado foi invalidado, porque 28,7% das unidades de produ??o agropecu?ria (UPAs) impediram a apura??o dos t?cnicos. Dada a import?ncia dessas UPAs na composi??o da produ??o paulista, mostrou-se invi?vel a ado??o dessa metodologia, conforme o levantamento divulgado pelo Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e pela Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati). No ranking da produ??o, a regi?o de Barretos ainda ocupa o primeiro lugar, com 45 milh?es de caixas de 40,8 quilos, seguida pela de S?o Jo?o da Boa Vista (31 milh?es de caixas de 40,8 quilos), Limeira (30 milh?es de caixas de 40,8 quilos) e Araraquara (29 milh?es de caixas de 40,8 quilos). Em n?mero de p?s, s?o 41 milh?es de novas ?rvores e 191 milh?es de ?rvores em produ??o. Os dados apontam a migra??o geogr?fica da laranja para o sul do Estado, com a regi?o de Avar? ocupando o primeiro lugar com 5,4 milh?es de novas plantas, seguida por Bauru e Botucatu. A influ?ncia do greening nos pomares paulistas afeta o rendimento m?dio por p?. A regi?o de Araraquara, uma das mais afetadas, apresenta o menor rendimento de caixa por p? com 1,36, sendo a m?dia estadual de 1,88 caixa por p?. Nas ?reas novas, esse n?mero chega a 2,24 caixas por p? em Avar? e 1,99 caixa por p? em Botucatu. A safra de citros inicia em outubro de um ano, com a florada, e vai at? fevereiro, quando come?a o aparecimento dos frutos (?poca ideal para fazer a estimativa de produ??o). A safra industrial para esmagamento nas ind?strias (colheita) vai de junho a dezembro. Dependendo da variedade, clima e recebimento pela ind?stria, pode ir at? janeiro do ano seguinte. Quando foi divulgada a produ??o na 1? estimativa, os dados apresentados pelo governo paulista causaram muita pol?mica. O secret?rio de Agricultura, Jo?o Sampaio, solicitou a revis?o dos n?meros, mas v?rias ind?strias e os produtores, segundo ele, boicotaram a apura??o e teriam se negado a fornecer dados de sua produ??o, o que atrasou uma nova previs?o. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado de S?o Paulo, os novos resultados divulgados foram obtidos por meio de um m?todo subjetivo, com informa?es fornecidas pelos t?cnicos das casas de agricultura de cada um dos 645 munic?pios do Estado de S?o Paulo. Com isso, n?o foi levado em conta o levantamento previsto, por meio de amostras de produ??o de pomares em diversas regi?es. Ou seja, esse levantamento parece n?o ter valor algum, pois volta a incorrer nos erros do passado e n?o detecta uma quebra j? conhecida at? pelos ?rg?os de pesquisa ..... dos Estados Unidos.

 Fontes: Valor Econ?mico, Gazeta Mercantil e Carlos Cogo Consultoria Agroecon?mica.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 343
Total: 3.920.580
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/