- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


CRISE E AS INCERTEZAS DO SETOR CITRICOLA

04/01/2009

Diferentemente de outras not?cias internacionais na maioria das vezes de muito pouco interesse para o nosso dia a dia, tenho acompanhado com muita preocupa??o fatos e as primeiras conseq??ncias da crise mundial que est? implantada e que vem vindo com efeito assustador de um tsunami.

N?o ? preciso saber profundamente de economia para perceber que o mundo est? numa nova ordem econ?mica e que poder? acabar com algumas atitudes inconseq?entes, como a demanda exagerada de bens e consumo dispens?vel de sup?rfluos, principalmente nos Estados Unidos onde a moeda por vezes virtual, tomou conta e a pr?tica de consumo desregrado foi o combust?vel para eles durante d?cadas.

Aqui abaixo da linha do Equador, esperamos que mais uma vez Deus fosse brasileiro e proteja nossos dias futuros, sem esquecer de dar uma olhadinha para a agricultura!

J? se nota uma queda nos pre?os de commodities, principalmente as agr?colas e com o suco de laranja (FCOJ e NFC) a coisa n?o est? sendo diferente; independentemente dos valores da bolsa de Nova York, onde os fatores de ambiente especulativo t?m muita interfer?ncia, os pre?os REAIS de venda de sucos, tanto concentrados, como frescos (NFC), tem ca?do muito nas ?ltimas semanas; a meu ver em raz?o do pre?o de prateleira.

A f?rmula ? batida, mas cabe lembrar:

Pre?o alto + consumo baixo + safra em processo = estoques altos

Portanto: baixa necessidade de compra de mat?ria prima!

Com estoques altos e perspectiva de demanda reprimida, a cadeia do neg?cio de citros repercute nos pre?os de mat?ria prima; e a? ? que mora o perigo!

A incerteza gera v?rias interroga?es:

1. O cen?rio que toda hora aparece nas not?cias n?o ? auspicioso e requer muita cautela na proje??o das safras futuras; infelizmente, n?o s? atitudes individuais e pessoais nos proteger?o. Ser? necess?rio um esfor?o m?tuo da cadeia. Quem se habilita?

2. Reduzir tratos com a terra e com os pomares? Isso acarretaria menos produtividade e os custos relativos podem ser os mesmos e com reflexos graves nas safras futuras.

3. Com a baixa do petr?leo, ESPERA-SE uma redu??o nos pre?os dos fertilizantes e de outros insumos que disparam seus pre?os na justificativa do petr?leo caro; ser? que vai acontecer? Quando?

4. J? soube que o consumidor na Europa que pagava USD 3,50/litro de NFC, j? est? migrando para o suco dilu?do (?gua + FCOJ) porque o pre?o ? de cerca de USD 1,50/litro. Isso poder? at? aumentar o consumo de FCOJ, a ponto de derrubar os atuais estoques?

5. Ser? que mais para frente o consumidor n?o passar? para outras bebidas de outras frutas mais baratas?

6. O produtor sempre desprotegido de a?es dos governos, como sobreviver?? O progn?stico ? muito dif?cil!. Cabe apenas n?o desestimular. Investir no que se sabe fazer.

Controlar os gastos. Melhorar a produtividade por p?, por hectare, etc. e, sobretudo esperar que tudo seja um ciclo de rearranjo do setor e que no fim todos saiamos mais uma vez ilesos e com vigor.

Que tal n?o se esconder e tirar proveito da situa??o? Confiar na atividade pode ser receita!.

Paulo Celso Biasioli ?Eng. de Alimentos.

Fonte: http://www.espacocitricola.eng.br/


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 520
Total: 3.921.322
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/