- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Pinta preta não impede comercialização de frutos no mercado interno

05/02/2009

?

?

?Os citricultores que t?m sua produ??o atingida pela Pinta Preta (Guignardia citricarpa) j? podem se preparar para comercializar no mercado interno. At? o ano passado, os frutos que apresentavam sintomas da praga n?o podiam ser negociados com outros estados, mas, a partir deste m?s, uma altera??o na legisla??o autoriza sua comercializa??o.

?

A mudan?a ocorreu atrav?s da Instru??o Normativa n?1, publicada este m?s pelo Minist?rio da Agricultura, que alterou os artigos 1? e 4? da IN n?3, de janeiro de 2008. Com a nova reda??o da normativa, fica permitido o com?rcio dos frutos no mercado interno, ainda que haja registro da praga, desde que isentos de material vegetativo (folhas e galhos) e que a Unidade de Produ??o esteja cadastrada no Sistema para Manejo de Risco (SMR).

?

A ressalva em rela??o ?s folhas e galhos ? devida ao fato de que essas partes da planta s?o disseminadoras da praga. Os frutos, por sua vez, n?o podem transmitir a Pinta Preta e tamb?m n?o representam risco ? sa?de humana.

?

Para se adequar ? nova norma, o Respons?vel T?cnico (engenheiro agr?nomo) pela Unidade de Produ??o deve procurar um escrit?rio do Instituto Mineiro de Agropecu?ria (IMA) para fazer o cadastro no SMR e, ent?o, obter um n?mero de registro. Este cadastro independe da ocorr?ncia da praga na propriedade e deve ser realizado anualmente, no per?odo de 1? de janeiro a 30 de abril.

?

O SMR ? um conjunto de medidas de controle que devem ser seguidas na Unidade de Produ??o em que haja registro de Pinta Preta. Entre os cuidados est?o: a poda das plantas contaminadas, a redu??o da queda de folhas atrav?s de irriga??o e a pulveriza??o das plantas com fungicidas. Al?m disso, as Unidades devem ser inspecionadas periodicamente pelo IMA.

?

?

A nova regra n?o se aplica aos frutos destinados ?s exporta?es porque as exig?ncias dos pa?ses compradores como a Espanha, por exemplo, j? est?o estabelecidas em acordos internacionais. Dessa forma mant?m-se o impedimento para a comercializa??o de frutos com sintomas de Pinta Preta para o mercado externo.

?

Controle

?

em Minas Gerais. Havendo registro da praga, as ?reas afetadas ser?o listadas em publica?es oficiais. O Instituto dever?, ainda, enviar ? Secretaria de Defesa Agropecu?ria do MAPA relat?rios semestrais com os resultados dos levantamentos realizados. Estas atribui?es se aplicam a todos os ?rg?os de defesa agropecu?ria do pa?s.

?

Em 2008, o IMA realizou levantamentos fitossanit?rios em mais de 18 mil hectares de citros, para verifica??o da ocorr?ncia de pragas que acometem essas culturas, como Cancro C?trico, Greening e Pinta Preta.

?

A doen?a

?

A Pinta Preta, tamb?m conhecida como Mancha Preta dos Citros ? causada por um fungo que ataca laranjas e tangerinas. Os sintomas s?o manchas escuras nos frutos e, em casos menos frequentes, nas folhas. Dependendo do est?gio de desenvolvimento da praga pode ocorrer queda dessas partes da planta.

?

A doen?a pode ser disseminada atrav?s de mudas, galhos e folhas e n?o provoca altera??o no sabor dos frutos

?

O abandono dos tratos culturais e desequil?brios nutricionais favorecem o desenvolvimento da praga, por isso ? obriga??o do Respons?vel T?cnico pela Unidade de Produ??o a inspe??o nos pomares para identifica??o das condi?es das plantas e o registro no Livro de Acompanhamento em todas as fases da cultura.

?

Fonte: Instituto Mineiro de Agropecu?ria???

Foto : www.agrobyte.com.br/.../pinta_preta_1.jpg


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 548
Total: 3.922.117
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/