- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produo de laranja cai 23%em 5 anos na regio

05/02/2009

ter?a, 20 de janeiro de 2009

Em cinco anos, a produ??o de laranja da regi?o encolheu 23%, apontam dados divulgados pelo IEA (Instituto de Economia Agr?cola), ?rg?o da Secretaria de Estado da Agricultura, relativos a setembro.

As cidades dos seis EDRs (Escrit?rios de Desenvolvimento Rural) da regi?o devem produzir 111,9 milh?es de caixas (de 40,8 kg cada), segundo o Estado. Em 2004, a produ??o nas mesmas cidades foi de 145,7 milh?es de caixas.

O n?mero divulgado pelo IEA ? tamb?m 14% menor do que a estimativa feita pelo mesmo ?rg?o em fevereiro de 2008, que indicava produ??o de 129,8 milh?es de caixas.

A queda n?o ? reflexo de tend?ncia no Estado, onde a produ??o est? est?vel -caiu 2%. A queda mais radical foi notada em Araraquara, cuja produ??o caiu 36,4% desde 2004.

Para a Associtrus (Associa??o Brasileira de Citricultores), a estimativa ? irreal e a queda em rela??o ? primeira contagem deve ser ainda maior que a obtida em setembro. Os motivos seriam quest?es clim?ticas e o recuo das exporta?es, de quase 10% em 2008.

"Na primeira previs?o [fevereiro], eles erraram muito e tivemos que pedir revis?o. Nas ?ltimas, j? foi mais dentro da realidade, mas ainda assim ? muito acima do que esperam produtores e ind?strias", disse Fl?vio Viegas, presidente.

O IEA utiliza amostragem subjetiva para o levantamento. Segundo a pesquisadora Priscila Rocha Silva, o Estado investiu em uma pesquisa objetiva e foi a campo ap?s reclama??o dos produtores, mas teve informa?es negadas por parte dos pr?prios fazendeiros. O presidente da Abecitrus, que representa as ind?strias, foi procurado, mas n?o atendeu ao telefone para comentar o assunto.

ROBERTO MADUREIRA

Fonte : DA FOLHA RIBEIR?O


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 439
Total: 3.918.837
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/