- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Semana de sexta feira, 13

12/02/2009

A semana, j? estigmatizada por uma sexta feira, 13, logo ? frente, foi marcada por fatos relevantes para a citricultura.
Internamente, ocorreu o fechamento da Citrosuco Bebedouro para a safra 2009/10. H? os que n?o acreditam mais na sua reabertura, h? os que afirmam ser este o fim da cr?nica de um fato j? anunciado desde a venda da Cargill. Ainda que n?o tenha sido uma surpresa para muitos, cientes da ociosidade com que operam as ind?strias, a decis?o causou impacto severo, psicol?gico e econ?mico, nos citricultores em geral; produziu efeitos negativos diretos com a demiss?o de empregados; e afetar? a economia do munic?pio em que se instalava a empresa.
Comp?em, ainda, o cen?rio, a redu??o do pre?o da fruta no mercado spot, para R$6,00/cx de 40,8 kg, no port?o e a fraca rea??o do mercado consumidor de fruta in natura, mesmo depois do pagamento dos sal?rios do m?s, que mal manteve a disposi??o para pagar a fruta em torno de R$9,00/cx na ?rvore.
H?, por parte das ind?strias, um atraso na configura??o das primeiras estat?sticas referentes ? pr?xima safra paulista. Dado que alguns pomares ainda t?m flores, a amostragem fica prejudicada e foi suspensa por algumas empresas.
Nos EUA, ainda que o frio tenha sido intenso e elevado os ?nimos e os pre?os na ICE Futures no come?o da semana, e o USDA tenha reduzido sua estimativa de produ??o para a safra em curso na Fl?rida, de 162 para 158 milh?es de caixas, o efeito sobre o principal par?metro do mercado americano foi ruim. Embora n?o plenamente avaliados os danos da ?ltima onda de frio, a redu??o de 4 milh?es de caixas na estimativa de safra americana n?o impediu que a cota??o do contrato futuro de suco congelado ca?sse, em Nova Iorque. Os investidores e especuladores n?o parecem ter confian?a nas promessas contidas nos programas do governo americano para recuperar, em curto espa?o de tempo, o poder de compra e a vontade de consumir do povo de modo a dar cabo de estoques de suco, em dezembro, 60% mais altos do que um ano antes. Ali?s, tem-se dito ? exaust?o que ?falta de confian?a? ? o nome da crise no mundo. Cr?dito, ?credere?, crer, acreditar, confiar. A crise ? de cr?dito/confian?a moral e material.
Na cadeia citr?cola nacional tamb?m, ? hora de restaurar a confian?a entre os seus elos, restabelecer a lealdade no neg?cio, reorganizar as rela?es, para que todos possamos nos adaptar ? conjuntura da economia mundial e ? nova realidade estrutural da citricultura.

Paulo Sader

Fonte: http://www.agroblog.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 936
Total: 3.922.505
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/