- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Um só pensamento!

11/02/2009

Pesquisador sugere pacote econ?mico para citricultura

  

Teoria de especialista coincide com sugest?o de lideran?as.

 

 Nos ?ltimos anos, para evitar o fechamento de bancos e montadoras, o governo federal lan?ou pacotes de incentivo. Para o pesquisador Marcos Fava Neto (USP-RP), o momento ? de oferecer a mesma ajuda para a cadeia produtiva da citricultura.

Membro do conselho do Pensa, ?rg?o de estudos do agroneg?cio na USP, Fava concorda com o presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, sobre o risco do fechamento da f?brica da Citrosuco em Bebedouro ser apenas o come?o dos problemas no setor, conforme reportagem veiculada na edi??o de ter?a-feira (10). ?Outras unidades fabris correm o risco de serem fechadas?, diz o estudioso.

O risco estaria concentrado na regi?o Norte do Estado, tradicional na produ??o de laranja, que nos ?ltimos anos tem perdido ?rea para a cana-de-a?car.

Para Fava, a ajuda do governo poderia ser na forma de linhas de cr?dito para renova??o de pomares e manuten??o das planta?es. ?Al?m de linhas espec?ficas de financiamento para a exporta??o?.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, Jos? Osvaldo Junqueira Franco, diz que as processadoras de suco n?o podem reclamar da falta de fruta, porque o quadro atual ? resultado de anos de baixa remunera??o dos citricultores impostas pelas maiores grupos do setor. ?Sem est?mulos, muitos preferem plantar cana, seringueira ou qualquer coisa mais rent?vel, por isto, agora h? uma oferta m?nima de laranja?.

Viegas concorda com as sugest?es de Fava Neto, mas discorda com a hip?tese de ajuda financeira para as ind?strias, ressaltando que elas ganharam muito dinheiro com ampla margem de lucro na exporta??o.

O dirigente rural queixa-se da postura do governo do Estado, que em 2008, teria recebido representantes das ind?strias para discutir a crise no setor, mas ainda n?o agendou reuni?o com os citricultores. Viegas diz que ? ?equivocada? a vis?o de que as dificuldades da citricultura s? devem ser solucionadas pelo governo federal.

O sindicalista, do setor da alimenta??o, n?o v? outra sa?da. Jos? Ant?nio Janota, acredita que a fal?ncia das empresas ser? prejudicial para todos: empregados e produtores.

Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 754
Total: 3.921.556
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/