- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretrio lamenta o fim de moagem na Citrosuco

11/02/2009

O secret?rio de Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo, Jo?o de Almeida Sampaio, lamentou ontem a suspens?o da moagem da safra de laranja 2009/2010 na unidade da Citrossuco, em Bebedouro, argumentando que a medida aumenta a concentra??o do setor e que a medida j? era esperada desde da compra da f?brica em 2004. Sampaio disse tamb?m que a estagna??o no consumo de suco de laranja deve perdurar na Europa e nos Estados Unidos e que uma alternativa seria direcionar parte do produto para o mercado interno. Sampaio afirmou que, quando a Cargill encerrou a atividade na fabrica??o de suco de laranja no Brasil e vendeu fazendas e f?bricas, j? existia ociosidade nas ind?strias de suco e era esperado o fechamento das unidades que foram adquiridas pela Citrosuco (Bebedouro) e Cutrale (Uchoa). Ele disse que, no caso da suspens?o da moagem da safra, os produtores de citros da regi?o ser?o menos prejudicados que os trabalhadores e prestadores de servi?o da ind?stria, j? que a fruta continuar? sendo recebida na unidade industrial.

Segundo o secret?rio, mesmo com a baixa nas cota?es do suco de laranja no mercado interno constata-se uma redu??o no volume exportado e que no caso da Europa e Estados Unidos esse quadro n?o deve ser revertido em curto prazo. Outro problema a ser enfrentado pela exporta??o de suco de laranja ? a perda de espa?o para outros sucos de frutas, refrigerantes e bebidas. Ele afirmou que uma alternativa ? estagna??o do consumo no mercado externo ? investir em marketing, com pre?os adequados ? realidade brasileira, para a coloca??o do suco no mercado interno. Sampaio disse que a Secretaria vai estudar meios que contribuam para viabilizar essa mudan?a, mas lembrou que alternativas como a coloca??o de suco concentrado na merenda escolar e outras iniciativas j? foram tentadas e falharam por falta de ajuste de um ou dois pontos.

Fonte: Di?rio da Regi?o - Carlos Eduardo de Souza


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1563
Total: 3.911.555
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/