- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretário da Agricultura comenta caso Citrosuco

13/02/2009

 

O secret?rio da Agricultura, Jo?o Sampaio lamentou o fechamento da f?brica da Citrosuco de Bebedouro. Ontem (11), ele concedeu entrevista exclusiva por telefone para a Gazeta, e disse estar preocupado com o impacto s?cio econ?mico que o desemprego de 208 pessoas causar? na cidade, devido ? dificuldade que elas ter?o para arrumar outros empregos, em pleno per?odo de recess?o. ?Sou de Barretos, conhe?o Bebedouro e os problemas da cidade?, declarou. Ele acrescentou como fator complicador a deteriora??o do equipamento da f?brica durante os doze meses de paralisa??o das atividades.

Para o secret?rio, mesmo que o Grupo Fischer garanta que a unidade manter? o recebimento de fruta, n?o ? suficiente para tranq?ilizar os produtores de laranja. ?Na verdade o fechamento restringe as op?es dos agricultores?. O secret?rio de disponibilizou a apoiar o movimento do Sindicato dos Trabalhadores na Ind?stria da Alimenta??o pela manuten??o da f?brica.

2008 a Secretaria de Agricultura mediou conversa?es entre ind?strias e citricultores, na busca da reformula??o dos contratos de aquisi??o das frutas.

Ele ressaltou, por?m, que em todas as rodadas de negocia?es, a Citrosuco foi considerada a mais refrat?ria a qualquer tido de discuss?o que objetivassem ? melhoria das rela?es no setor.

Jo?o Sampaio concorda com a tese do pesquisador Marcos Fava Neto (Pensa-USP) e do presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas de que os citricultores precisam de um pacote de iniciativas do Governo Federal que incentivem a retomada da produ??o.

O secret?rio tamb?m admite a ajuda do governo estadual ?s ind?strias, mas aguarda que o setor apresente suas reivindica?es. ?Elas j? s?o beneficiadas na exporta??o com redu??o de impostos?, ressalta.

 

 

Sindicato registra mais

demiss?es nas ind?strias

 

LD Commodities e outras empresas dispensam funcion?rios. Nova onda de demiss?es se avoluma e preocupa lideran?as.

 

 

A LD Commodities, propriet?ria da antiga Frutesp, demitiu ontem (11), 20 funcion?rios do quadro efetivo. O ato gera preocupa??o na dire??o do Sindicato dos Trabalhadores na Ind?stria da Alimenta??o. Antes da dispensa de 208 trabalhadores no s?bado (7), a Citrosuco havia rescindido contrato com 14 funcion?rios do setor de vigil?ncia.

O presidente do sindicato, Jos? Ant?nio Janota, quer agendar para a pr?xima semana reuni?o com a dire??o da multinacional francesa para conhecer as justificativas das demiss?es e os planos para a f?brica em Bebedouro. ?O que assusta ? saber que os trabalhadores demission?rios t?m muitos anos dedicados a esta empresa?, destacou o sindicalista.

Janota concorda com a possibilidade de a paralisa??o tempor?ria do processamento de suco na Citrosuco ser apenas o come?o da crise do setor citr?cola, que poder? ter mais f?bricas fechadas no Estado.

Deve ser marcada para a pr?xima semana a audi?ncia de Janota com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi. O oficio foi entregue ontem (11), pelo presidente da Confedera??o dos Trabalhadores na Ind?stria da Alimenta??o, Artur Bueno de Camargo, que tamb?m ? dirigente do sindicato da categoria, em Limeira, onde a Citrosuco fechou, em 1997 uma f?brica, reaberta ap?s um ano por press?es pol?ticas.

 

Outros setores ? Sem revelar o n?mero de demission?rios, Janota diz que tamb?m pretende conversar com os donos da Frushy, ind?stria de sucos naturais. ?N?o d? para ligar estas demiss?es ? laranja, porque a empresa trabalha com outras frutas?.

em janeiro. Nas Casas Bahia, 10% dos funcion?rios foram dispensados, como assume a assessoria de imprensa da rede.

De acordo com a assessora, S?nia Mitaini, rescis?es contratuais s?o uma esp?cie de ajuste do quadro de funcion?rios, com crit?rios estabelecidos pela empresa. Mitaini descarta a possibilidade de fechamento da filial.

O Grupo P?o de A?car, propriet?rio da rede Compre Bem, nega ter planos de fechamento da loja na cidade, ?O Grupo tem grande interesse na expans?o pelo interior paulista, onde opera com lojas de super e hipermercados e mant?m uma equipe dedicada em prospectar oportunidades de crescimento que gerem  diferenciais aos seus clientes e rentabilidade ao neg?cio?, declarou ontem (11), a assessora de imprensa Paula Pedr?o.

Procurado pela Gazeta, para responder quais as estrat?gias do Sindicato dos Comerci?rios para evitar uma poss?vel onda de demiss?es, o presidente S?rgio Rodrigues negou-se a dar entrevista.

 

 

Citrosuco reflete e intensifica

busca de outros mercados

 

Empresas de montagens trabalham contratos em outras regi?es do Estado.

 

 

O temor de que a crise econ?mica leve outras ind?strias de suco, a exemplo da Citrosuco, ? paralisa??o e demiss?o de trabalhadores, o chamado efeito domin?, ao que parece, n?o vai se limitar ? citricultura. Os empregos indiretos come?am a sofrer reflexos do fechamento da ind?stria. De Santos, onde se encontrava ontem (11), o empres?rio Jos? Roberto Lourencini, o Robertinho da Citrometal, empresa h? 20 anos na ?rea de montagens e manuten??o de estruturas industriais,  n?o descartou totalmente a possibilidade de demiss?es em sua empresa.

Por telefone o empres?rio admitiu para a Gazeta que o volume de servi?os contratados pela Citrosuco ?n?o era de grande volume?, mas a Citrometal sempre mantinha empregados em servi?o de manuten??o. O empres?rio disse que no momento da decis?o, cerca de seis mec?nicos de manuten??o, soldadores e montadores atuavam na multinacional. ?J? dei f?rias para alguns, e estamos correndo em busca de outros contratos. ? fazer de tudo para evitar demiss?o?, prop?s Robertinho, que declara ter um faturamento cerca de 80% composto por contratos firmados fora de Bebedouro.

O empres?rio disse que, normalmente, o m?s de fevereiro ? de contrata?es, que neste ano ainda n?o come?aram, porque as empresas n?o est?o no mesmo n?vel de produ??o dos anos anteriores.

em Bebedouro. Por?m, ele recomenda a interven??o pol?tica no caso da Citrosuco. ?N?o sei se ainda tem jeito de o prefeito intervir, mas ? preciso correr para n?o deixar fechar porque ? uma perda para a cidade?, alerta.

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro

12-02-2009


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 189
Total: 3.920.991
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/