- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Senador Suplicy vai denunciar Citrosuco ao Cade

16/02/2009

O senador Eduardo Suplicy (PT) pretende denunciar ao Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade), o fechamento supostamente tempor?rio da f?brica da Citrosuco, em Bebedouro, segundo anunciou em discurso no Senado quarta-feira (11). Ele espera que a autarquia ligada ao Minist?rio da Justi?a, estabele?a algum tipo de san??o contra o Grupo Fisher, por restringir vagas no mercado de trabalho e ind?strias onde os produtores deveriam entregar frutas.

Desde 2005, o Cade analisa documenta??o apreendida nas cinco maiores ind?strias de suco de laranja e na Abecitrus, acusadas de forma??o de cartel, segundo den?ncia da Associa??o Brasileira dos Citricultores (Associtrus) ao Cade. ?J? prev?amos que a alta concentra??o de poder das empresas causaria o fechamento de unidades fabris, o que aconteceu de fato em Bebedouro?. O senador afirmou que membros do Cad? foram avisados por ele, em 2008, sobre o risco de fechamento. ?O Grupo Fischer, controlador da empresa, desrespeitou o sindicato e principalmente os trabalhadores, dispensando-os com uma fria carta recebida em suas resid?ncias, trazendo grande transtorno e desconforto para seus familiares?, denunciou o parlamentar. Suplicy destacou que foi informado pela Associtrus, que a empresa ainda n?o fechou contrato com os produtores da regi?o de Bebedouro.

Suplicy vai colocar em vota??o requerimento de audi?ncia p?blica para discutir o caso Citrosuco e a crise da citricultura. Devem participar representantes da Associtrus, do Cade e da empresa, que ser?o questionados sobre os reais motivos para fechamento da fabrica.

O resultado da discuss?o ser? encaminhado para os minist?rios da Agricultura e da Fazenda, para que seja elaborado um plano de apoio aos citricultores. ?N?o podemos deixar que as ind?strias, que sempre auferiram grandes receitas e lucros nos tempos das ?vacas gordas?, n?o queiram assumir suas responsabilidades sociais para com produtores e seus trabalhadores nas horas mais dif?ceis?, diz o senador. De acordo com o Instituto de Economia Agr?cola (IEA) e a Associtrus, a citricultura gera mais de 400 mil empregos diretos e indiretos no Estado de S?o Paulo. Em 2007, as exporta?es de suco concentrado, subprodutos, e frutas de mesa captaram pr?ximo de US$1,6 bilh?o em 2007.

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1869
Total: 3.911.861
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/