- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Laranja em alta ou em baixa?

27/02/2009

 

O levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agr?cola (IEA), ?rg?o da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mostra alta de 1,78% nos pre?os recebidos pelo produtor paulista. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) registraram varia??o positiva de 1,97% e os de origem animal (IqPR-A) de 1,31%.

Os produtos com as maiores altas foram: ovos (10,79%), laranja para mesa (10,35%), carne de frango (8,36%), amendoim (8%), trigo (7,10%) laranja para ind?stria (7,07%) e soja (6,86%). As maiores quedas foram: tomate para mesa (30,79%), banana nanica (20,12%), carne su?na (18,89%) e feij?o (12,33%).

Segundo os pesquisadores do IEA, a alta do pre?o dos ovos ? decorrente da tend?ncia de aumento de consumo, em virtude do in?cio do ano escolar e do per?odo de quaresma. Para a carne de frango, o menor alojamento de pintinhos diminuiu a oferta, contribuindo assim para o aumento das cota?es.

Nas laranjas ? ind?stria e mesa? o maior consumo de suco no ver?o associado ? escassez relativa de produto nesta ?poca do ano impulsionou os pre?os para cima. Al?m disso, as desvaloriza?es da moeda nacional frente ao d?lar pressionam para eleva??o dos pre?os internos de produtos com forma??o de pre?os no mercado internacional, casos da laranja para ind?stria, trigo e soja.

De acordo com a an?lise, os pre?os do tomate continuaram em queda, ainda em virtude do ajuste de pre?o de mercado. Para a banana, a varia??o negativa no per?odo reflete a grande oferta de frutas nessa ?poca do ano.

 

No caso do feij?o, o recuo dos pre?os decorre de que, ap?s a safra paranaense ter se normalizado e a quebra absorvida pelo mercado, as colheitas das novas regi?es ofertantes nesta ?poca do ano, est?o dentro de padr?es normais, com relativa sobra de oferta, o que implica em queda dos pre?os recebidos pelos produtores.

 

Nesta quadrissemana, os ?ndices quadrissemanais de pre?os perderam for?a na tend?ncia de alta, sendo que o IqPR decresceu 0,6 ponto percentual, o IqPR-V 0,5 ponto e o IqPR-A 0,8 ponto percentual, o que demonstra uma ligeira diminui??o na recupera??o nos pre?os pagos aos produtores.

 

O estudo completo est? dispon?vel no site do IEA: www.iea.sp.gov.br

 

Informa?es:

Assessoria de Comunica??o

Tel.: 11 5067-0069 ? www.agricultura.sp.gov.br

Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimar?es

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 236
Total: 3.921.038
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/